ALFA ROMEO CARABO CONCEPT BY BERTONE: PROTÓTIPO LANÇOU AS BASES DE MUITOS SUPERCARROS DE PRODUÇÃO

O construtor de carrocerias Bertone merece um lugar importante na história automobilística. De lá surgiram designers de alto nível, como Franco Scaglione e o próprio Giorgetto Giugiaro, mas nesta ocasião, os holofotes recaem sobre Marcello Gandini.
Contratado pela empresa de Turin em 1965, através de suas mãos, três anos depois nasceu o Alfa Romeo Carabo Concept by Bertone. A única ordem imposta por Giuseppe Bertone, filho do fundador da empresa, foi que para a criação do carro-conceito, Gandini deveria projetar algo para atrair uma atenção significativa.
Dito e feito. No Salão de Paris de 1968, a imprensa e os entusiastas ficaram impressionados com este carro esportivo em formato de cunha, que apresentou soluções técnicas que poderiam ser usadas em futuros modelos de produção.
A base do veículo era o Alfa Romeo 33 Stradale, incluindo o motor V8 de 2.0 litros com 230 cv, localizado na posição central traseira. Obviamente, a estética mudou completamente, passando das formas arredondadas do Alfa para as linhas tensas do Carabo.
A parte dianteira em forma de cunha e a traseira reduzida, juntamente com vários detalhes aerodinâmicos, confirmaram o trabalho sensacional de Gandini.
Quanto à origem do nome Carabo, refere-se a um tipo de besouro, e se o carro for visto de cima, as ripas pretas no capô traseiro lembram esse besouro. Da mesma forma, as portas com abertura vertical também lembravam as asas deste inseto.
No evento parisiense, o Alfa Romeo Carabo Concept foi cercado por jornalistas e curiosos poucos minutos após a abertura do salão. Mais do que o desempenho (velocidade máxima de 250 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/hem 6.5 segundos), o que surpreendeu foram as dimensões do veículo.
Não à toa, ele se declarou com apenas 99 centímetros de altura, 6 a menos que o Lamborghini Miura, que já era um esportivo realmente baixo. Por sua vez, foi anunciado que ele teria 4.170 milímetros de comprimento, como um utilitário atual, e 1.780 milímetros de largura.
O feedback foi realmente positivo, o que não é nenhuma surpresa, já que o Carabo lançou as bases técnicas e estéticas para a próxima geração de supercarros de produção. Estamos falando, por exemplo, do Lamborghini Countach, principalmente, mas também do Fiat X1/9, entre outros. Em 1989, o carro foi restaurado e exibido no Museu Alfa Romeo em Arese.