ALFA ROMEO CASTELLO: ESTE PODERÁ SER O SUV QUE FICARÁ NO TOPO DA LINHA DA MARCA ITALIANA
Por enquanto, o recém-lançado Alfa Romeo Stelvio é o único modelo da marca no segmento SUV, embora isso não seja por muito tempo, pois como já falamos aqui anteriormente, após o Stelvio chegarão mais dois novos modelos para completar a linha SUV da marca italiana. Por um lado um novo SUV compacto que provavelmente utilize o nome Kamal e que se posicionará abaixo do Stelvio, e mais adiante um novo modelo de maior tamanho que se situará no ponto mais alto da linha, e que de acordo com os espanhóis do motor.es, receberá o nome de Alfa Romeo Castello. Essa denominação, ainda não confirmada, faz referência direta a uma província espanhola.
Assim como com o Kamal, do Alfa Romeo Castello também não se sabe muita coisa. Embora a marca tenha incluído esses dois novos modelos entre seus planos futuros, a verdade é que ela não chegou a revelar muito sobre eles. A isso se somam as constantes mudanças de estratégia e atrasos que os mencionados planos da marca têm sofrido nesses últimos anos.
Pelas poucas informações e comentários do pessoal da FCA sobre o modelo, o que se pode dizer do próximo Alfa Romeo Castello é que estará posicionado no segmento E-SUV, como concorrente direto de modelos como os BMW X5 e Audi Q7, logo podemos esperar um tamanho em torno dos 4.8 metros, um pouco menor que o atual Maserati Levante.
O Castello poderá utilizar a mesma plataforma Giorgio utilizada pelos Stelvio e Giulia, mas como uma versão alongada do Stelvio e provavelmente com a opção de contar com três filas de bancos, ou também como um derivado reduzido do Maserati Levante. Alguns rumores apontam nessa última direção, como uma versão de menor tamanho do Levante, que está baseado em uma plataforma de origem Chrysler.
O Maserati Levante foi desenvolvido sobre a mesma plataforma WK2 que a Chrysler utiliza nos atuais Jeep Grand Cherokee e Dodge Durango, que na verdade foi criada pela Mercedes-Benz durante a época da aliança DaimlerChrysler, e que também pode ser encontrada no Mercedes-Benz ML de terceira geração, hoje denominado GLE.
Essa plataforma permite a utilização de inúmeros motores montados longitudinalmente, sendo que o maior de todos pode ser encontrado no atual Grand Cherokee SRT, um V8 HEMI de 6.4 litros, embora este não seja o motor mais potente da linha, pois o recente Grand Cherokee Trackhawk dispõe do bloco V8 de 6.2 litros Hellcat sobrealimentado de 717 cc, o SUV de produção regular mais potente do mundo no dia de hoje.
Se for baseado na mesma plataforma de tração traseira Giorgio, surgirá um tipo de versão XL do Stelvio, embora isso não signifique que se utilizar a plataforma WK2 da Chrysler o Castello não tenha relação com o SUV atual da Alfa Romeo, já que seu desenho exterior será a interpretação da atual linguagem de design da marca, mas adaptado aos novos volumes.
Seu lançamento ainda é um mistério. O grupo FCA tem sido muito crítico com todos os detalhes da nova linha Alfa Romeo. Embora não deixem de anunciar os próximos lançamentos e a composição da renovada linha Alfa Romeo, no que se refere aos seus dados específicos parece que reina a lei do silêncio nos quartéis generais da corporação ítalo-americana. Portanto, desconhecem-se por completo as possíveis datas de apresentação e lançamento do novo Castello, que teoricamente deverá ocorrer entre 2018 e 2020.