ALFA ROMEO GIULIETTA ENCERRA DEFINITIVAMENTE SUA PRODUÇÃO

O adeus do Alfa Romeo Giulietta já é definitivo, e não há mais tréguas nem prolongamentos na vida do modelo italiano que ocupou a representação do segmento compacto nos últimos dez anos. O encerramento de produção definitivo estava programado para o próximo dia 4 de janeiro de 2021, mas as informações de fontes italianas apontam que foi adiantado para o último dia 22 de dezembro, de modo que faz apenas quatro dias que o modelo já deixou o mercado.
A verdade é que o encerramento da produção do Giulietta estava marcado no calendário já faz algum tempo, embora o fabricante relutasse em arquivá-lo, já que não tinha um sucessor à vista, que é o ideal e norma em todos os fabricantes. Mas no caso da Alfa Romeo não foi assim, porque o Tonale não está tão próximo como parecia. Em vez disso, as primeiras unidades entrarão na linha de produção em aproximadamente um ano.
O Alfa Romeo Giulietta permaneceu nas linhas de montagem da fábrica italiana de Cassino, embora ultimamente os números de vendas fossem praticamente marginais, lançando algumas edições especiais para certos mercados, como a Alemanha. O Giulietta foi um dos projetos mais ambiciosos de Sergio Marchionne, que mandou redesenhá-lo uma vez pronto para entrar em produção, isso em 2009, e estreou no mercado em 2010.
No entanto, nunca chegou a concretizar em relação à concorrência, submetendo-se a ligeiras melhorias em duas ocasiões, mas que não foram suficientes. Nem mesmo a versão especial Quadrifoglio Verde, o primeiro modelo da renascida marca italiana que oferecia estas siglas esportivas foi o bastante, faltando também uma opção mais radical com a insígnia GTA.
Agora, a marca italiana deverá acelerar o desenvolvimento e o ajuste do novo modelo que ocupará o espaço deixado pelo Giulietta. Trata-se do Alfa Romeo Tonale, um SUV compacto com um caráter dinâmico muito esportivo, um design moderno por dentro e por fora, além de ser equipado com motores tão potentes como eficientes, cuja estreia mundial está programada para o final de 2021 e suas vendas para 2022.