ALFA ROMEO LEA CONCEPT: QUANDO O PASSADO E O FUTURO SE ENCONTRAM
Na extensa biografia da Alfa Romeo, a marca italiana pode orgulhar-se de ter criado alguns dos carros mais belos da história, até o ponto de ter deixado linhas mestras que sobrevivem até o dia de hoje. Modelos como os esportivos 8C e 4C, o Giulietta e o Giulia são bons exemplos disso.
Este mesmo estilo se impregna inclusive em projetos não oficiais como este de Luigi Memola, que ainda poderia ser mais um digno membro da família italiana. Chama-se LEA, acrônimo de Linea Emozionante Aerodinamica, um elegante esportivo de dois lugares de estilo clássico, mas com detalhes que poderiam fazê-lo passar por um futuro esportivo da Alfa Romeo.
E isto se aprecia especialmente em sua parte traseira, com os enormes arcos de roda e uma linha final que termina em ponta e que está arrematada por um aerofólio traseiro retrátil e duas curiosas e redondas lanternas que parecem estar quase flutuando. O resto da zaga termina com uma tampa para o motor central de estilo clássico, com várias peças que deixam sair o calor entre elas e um para-choque traseiro em acabamento de fibra de carbono com quatro agressivas saídas de escape.
O perfil, no entanto, mostra um esportivo de estilo clássico, com um longo nariz, uma caída de teto ao estilo dos modelos da Zagato e um para-brisa que se une com as janelas laterais, sus rodas quase carenadas e seus retrovisores do tipo câmera são talvez a única coisa que lhe dá um toque neo a este estilo retro. Não se pode dizer o mesmo da frente, que com seus finos faróis superiores, as ópticas inferiores e um capô cheio de curvas fluidas, tem muito mais de um esportivo de outro milênio.
Já faz algum tempo que se vem falando que a Alfa Romeo prepara um superesportivo de motor central que ocupará o posto do Alfa Romeo 8C Competizione. Não sabemos se será parecido mais ou menos a esta proposta, mas seria um interessante ponto de partida.