ALFA ROMEO, MASERATI, JEEP E RAM: ESTAS SÃO AS NOVIDADES PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Sergio Marchionne, CEO do grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles, revelou nesta sexta-feira, dia 1º de junho, o novo plano estratégico do Grupo para o período 2018-2022. Mini Jeep Renegade e eletrificação são as maiores novidades.
Sergio Marchionne, o emblemático CEO do grupo FCA, apresentou o plano estratégico do grupo FCA, mas nada revelou sobre as duas mais importantes marcas do Grupo: Fiat e Chrysler. Preferiu focar-se nas marcas com maior potencial de vendas e nas mais rentáveis: Jeep, Alfa Romeo, Maserati e RAM. Embora várias informações em relação ao possível fim da Chrysler tivessem circulado no mercado, Marchionne nada disse.
No início da apresentação do plano estratégico para 2018-2022, Marchionne foi claro: a prioridade do grupo será Jeep, Maserati, RAM e Alfa Romeo: “Não se trata apenas de um plano estratégico: é um plano forte e corajoso, e que representa as ambições coletivas e determinação dos homens e mulheres do grupo FCA. Aprendemos a viver na incerteza e estamos prontos para enfrentar qualquer desafio”, afirmou o CEO do Grupo FCA.
Alfa Romeo
A Alfa Romeo apostará forte nos SUVs com a chegada de mais dois modelos - um compacto e outro de grandes dimensões - além do Stelvio.
Uma das grandes novidades é o regresso do GTV que será um coupe compacto de quatro lugares com mais de 600 cv graças a um sistema híbrido. Destaque também para o regresso do 8C, sem data de lançamento, com estrutura em carbono, motor biturbo em posição central e sistema híbrido que permitirá uma potência de mais de 700 cv.
Em termos de objetivos para a Alfa Romeo, Marchionne reviu os números: dos 400.000 veículos previstos para 2018, a Alfa Romeo espera vender 170.000.
Maserati
Para a Maserati, Sergio Marchionne anunciou a chegada de um segundo SUV, menor que o Levante, disponível como híbrido plug-in. Haverá também uma renovação do Quattroporte até 2022 com a chegada de uma versão elétrica. O próximo Levante também contará com uma versão 100% elétrica.
A Maserati confirmou ainda a produção do Alfieri nas versões coupe e cabriolet com motorização totalmente elétrica. Em relação ao GranTurismo e GranCabrio, aquilo que era esperado foi confirmado: fim de linha para os dois modelos.
Marchionne não estabeleceu objetivos para a Maserati, mas lembrou de que em 2012, a marca vendeu 6.000 unidades em todo o mundo e que, graças aos lançamentos dos Ghibli e Levante em 2017, atingiu o seu grande objetivo de 50.000 unidades vendidas.
Jeep
A Jeep tem grandes aspirações até 2022: nada menos do que o lançamento de um pequeno SUV urbano, um novo SUV de sete lugares acima do Grand Cherokee e a eletrificação de toda a linha com dez híbridos plug-in e quatro modelos 100% elétricos.
Está previsto ainda o fim dos motores diesel na linha e a introdução do sistema de condução autônoma de nível 3 para 2021.
Para a Jeep, o objetivo é passar das 730 mil unidades vendidas por ano para 1,9 milhões até 2022, tendo o mercado chinês um papel preponderante para se atingir esse objetivo.
RAM
No seu plano de produtos, para o mercado norte-americano, a RAM exibe uma nova pick-up de tamanho médio, rival do Ford Ranger, que especula-se como possível substituto do Fiat Fullback na Europa. Lembrado que o RAM 1500, rival do Ford F-150, é a terceira pick-up mais vendida nos EUA.