ALFA ROMEO TONALE: O IRMÃO MENOR DO STELVIO CHEGARÁ EM 2021

Ele foi um dos grandes protagonistas do último Salão de Genebra, mas não esperávamos voltar a ter notícias tão cedo do Alfa Romeo Tonale, um SUV compacto que a marca italiana antecipou no formato de concept e que no início de outubro mostrou seu aspecto definitivo graças a um vazamento que surgiu nas redes sociais.
O irmão menor do Stelvio chamou a atenção dos alfistas de todo o mundo graças às imagens que surgiram da primeira unidade com especificações definitivas deste modelo. Pois bem, agora pudemos saber graças a um documento oficial da marca que ele chegará ao mercado antes do esperado, no próximo ano.
O que aparece no quadro abaixo é o calendário de lançamentos da Alfa Romeo para os próximos anos em comparação com sua linha atual de modelos, situada à esquerda. Como se pode comprovar, os Giulia e Stelvio serão os grandes protagonistas do presente curso graças ao restyling que já conhecemos de ambos. No entanto, pouco depois, ao longo de 2021, chegará este inédito Alfa Romeo Tonale e no seguinte, em 2022, um mini SUV ainda menor, do segmento B e cujo nome não foi revelado.
Embora as informações sobre o Tonale ainda sejam escassas, sabemos que o seu aspecto não sofrerá significativas variações com relação à unidade pré-série revelada no ano passado e ao protótipo inicial de Genebra. Elementos como os faróis, a grade central e os retrovisores foram claramente simplificados, enquanto que com as lanternas e a tampa traseira aconteceu algo similar, mas com tudo isso, as formas e proporções gerais do protótipo são claramente reconhecíveis neste modelo.
O Alfa Romeo Tonale apresenta um novo DNA estético da marca e foi inspirado nos Alfa Romeo Stradale 33 e o Junior GT, embora também lembre outros mais modernos, como o SZ e o Brera. Em sua versão definitiva contará com um interior de cinco lugares e um bom porta-malas, além de uma dotação tecnológica importante, com um amplo quadro de comandos digital e com uma tela central igualmente generosa.
A plataforma mecânica do último Jeep Compass servirá como base para este pequeno SUV que contará com motores a gasolina turbo de 1.4 litros e diesel de 2.0 litros, ambos com potências entre 140 e 170 cv. Também chegará ao mercado, alguns meses depois do lançamento, um Tonale híbrido para brigar de forma mais direta com propostas como o Mazda CX-30, o Lexus UX, o BMW X2 e o Volvo XC40.
Após o vazamento destas imagens e com a estreia dos renovados Stelvio e Giulia 2020, que já estão nos concessionários, se espera que tenhamos novas pistas sobre o Tonale ainda no decorrer deste ano, embora o ano de sua comercialização seja o seguinte. É claro que a recente fusão entre os grupos FCA e PSA não deverá afetar o seu lançamento, pois estamos diante de um projeto que já conta com a aprovação dos dirigentes.