ALIANÇA RENAULT-NISSAN E MITSUBISHI MOTORS DEFINEM BASES DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ESTENDIDA
- Colaboração visa a ampliar a cobertura geográfica dos veículos dos 3 parceiros e explorar capacidades de produção
A Aliança Renault-Nissan e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram a intenção de explorar vários novos projetos de produtos comuns, através do compartilhamento de tecnologias e capacidades de produção. A cooperação estratégica já existente entre a Nissan e a Mitsubishi Motors pode ser ampliada à Aliança Renault-Nissan.
Particularmente, a joint venture NMKV entre a Nissan e a Mitsubishi Motors deve desenvolver um pequeno veículo a partir de uma plataforma conjunta na categoria “Kei cars”, bastante popular no Japão. Destinado ao mercado mundial, este modelo incluirá uma versão elétrica. Outras informações referentes a estes produtos, produção e mercados-alvo serão detalhadas posteriormente.
A Aliança Renault-Nissan e a Mitsubishi Motors Corporation também confirmaram a intenção de compartilhar tecnologias de veículos elétricos e plataformas de última geração. Renault, Nissan e Mitsubishi Motors estão entre as primeiras montadoras de automóveis a comercializar veículos zero emissão em grande escala.
As primeiras tratativas entre a Renault e a Mitsubishi Motors dizem respeito a dois novos sedãs provenientes da gama Renault, que serão comercializados pela Mitsubishi. Outros projetos serão estudados na sequência.
O primeiro modelo, destinado aos mercados do segmento D nos EUA e Canadá, deve ser produzido na fábrica da Renault-Samsung na cidade coreana de Busan.
O local de produção do segundo veículo, do segmento C, está sendo definido.
Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan, declarou: “a colaboração entre Nissan e Mitsubishi Motors foi coroada de sucesso inúmeras vezes no passado, com destaque para os “Kei cars” no Japão. Vejo com bons olhos a iniciativa desta cooperação estendida, que vai gerar novas oportunidades para a Renault, além dos benefícios proporcionados pela cooperação existente entre a Nissan e a Mitsubishi”.
Osamu Masuko, Presidente da Mitsubishi Motors Corporation, também declarou: “a Mitsubishi Motors tem o prazer de trabalhar novamente em conjunto com a Nissan e, agora, com a Renault, no desenvolvimento de projetos em comum. Esta nova oportunidade comprova os resultados positivos registrados pela Mitsubishi Motors e pela Nissan, e esperamos nos beneficiar ainda mais com os próximos projetos realizados em conjunto”.
A NMKV, a joint venture entre a Nissan e a Mitsubishi Motors chamada NMKV foi criada em junho de 2011 para o desenvolvimento conjunto de veículos da categoria “Kei cars”, sob as duas marcas. Os primeiros veículos resultado da parceria – Nissan Dayz e Mitsubishi eK wagon – começaram a ser vendidos em 2013 no Japão. Eles são produzidos na fábrica Mizushima da Mitsubishi no Japão.