ALIANÇA RENAULT-NISSAN FIRMA ACORDO COM A MICROSOFT PARA DESENVOLVER TECNOLOGIAS DE CONECTIVIDADE
A Renault-Nissan e a Microsoft chegaram a um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma nova geração de tecnologias de conectividade para automóveis, baseados na ‘cloud’ (nuvem). Este será um passo importante para a aplicação em modelos de condução autônoma. Na verdade, a aliança Renault-Nissan prevê lançar mais 10 modelos com essa tecnologia até 2020.
Esses serviços terão por base o serviço cloud Azure da Microsoft e incluirão um sistema de navegação mais evoluído, avisos relativos à manutenção do veículo e atualizações de softwares. Na verdade, o condutor poderá não só personalizar e proteger as suas configurações, mas também ter acesso a um conjunto mais rico de serviços. No carro, será possível continuar tarefas do trabalho ou ter um momento de lazer, assim como monitorar o carro à distância a partir de um smartphone, e proteger o carro, sabendo a sua localização através do geo-referenciamento.
Na semana passada, a aliança tinha anunciado o acordo com a empresa de desenvolvimento de softwares francesa Sylpheo, que ficará encarregada da criação de novos serviços, incluindo car sharing e serviço de aluguel de automóveis com motorista.