ALIANÇA RENAULT-NISSAN PRESENTE NO 10º SALÃO LATINO AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS
A Aliança Renault-Nissan marca presença na 10ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos com exposição dos veículos das duas marcas, além da participação no Congresso sobre o futuro do setor e com a apresentação dos resultados de parcerias em projetos de mobilidade urbana sustentável em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. A Aliança é líder mundial em veículos elétricos e já vendeu cerca de 176.000 veículos zero emissão em todo o mundo.
O estande da Aliança Renault-Nissan conta quatro modelos 100% elétricos, todos utilizados atualmente em projetos de mobilidade urbana sustentável no Brasil, promovidos em parcerias com instituições públicas e privadas. Estão expostos um Renault Twizy, veículo urbano de dois lugares hoje utilizado no patrulhamento de parques nos projetos Curitiba Ecoelétrico e Brasília Ecomóvel; um Renault Zoe, subcompacto que faz parte da frota de Itaipu Binacional; um Renault Kangoo Z.E (zero emissão), primeiro furgão 100% elétrico que está sendo usado em operações de empresas como Fedex e Correios (nesta última, na forma de teste); além de um Nissan LEAF, hatch que está rodando em frotas de taxis em São Paulo e no Rio de Janeiro e em projetos com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal (UFRJ) também na capital carioca.
Além de conhecer os modelos expostos, os participantes terão a oportunidade de fazer um test drive em um Renault Twizy em uma pista especialmente montada na área externa do Expo Center Norte, local onde Salão será realizado. Durante o evento, os executivos Carlos Santos, gerente geral de Projetos da Renault, e Anderson Suzuki, gerente de novos negócios da Nissan, participam dos painéis que discutirão o atual cenário para o desenvolvimento e uso de carros elétricos no Brasil e no mundo, organizado paralelamente ao Salão.
Balanço dos projetos de mobilidade zero emissão no Brasil com participação da Aliança Renault-Nissan
FROTA DE TAXIS NISSAN NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
Desde 2012, a Nissan mantém programas piloto para a utilização do LEAF em frotas de táxi em parcerias com as prefeituras das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No total, são 15 unidades rodando pelo Rio e 10 atendendo a população em São Paulo.
O projeto de táxis do Rio de Janeiro, que possui 15 unidades do Nissan LEAF, já rodou mais de 500 mil quilômetros sem emissões de poluentes desde que foi lançado há um ano. Trata-se da maior frota de táxis elétricos da América do Sul, que, ao todo, evitou a emissão de 75 toneladas de CO2 na capital fluminense. Já em São Paulo, em dois anos, o programa, que começou em junho de 2012, evitou que outras 90 toneladas do gás fossem lançadas na cidade.
NISSAN LEAF NO PROJETO FUNDO VERDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Desde junho deste ano, o Nissan LEAF integra também a frota experimental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele faz parte de um acordo de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico assinado pela Nissan e a entidade para o uso de veículos elétricos em áreas urbanas. Nele, o modelo 100% elétrico é usado em ações do Projeto Fundo Verde, da Universidade, que tem o objetivo de fomentar projetos de infraestrutura sustentável nos setores de geração e racionalização do uso de energia e de mobilidade urbana. A empresa também apoia com seu know-how a entidade em ações com alunos e pesquisadores.
A Nissan amplia, assim, seus projetos experimentais no Brasil com o LEAF, demonstrando mais uma vez a versatilidade do seu veículo 100% elétrico, que já teve mais de 130 mil unidades vendidas em todo o mundo. Ainda no Rio, duas unidades do LEAF são usadas pelo Batalhão de Turismo da Polícia Militar e uma pelo Corpo de Bombeiros.
VEÍCULOS ELÉTRICOS RENAULT NOS PROJETOS CURITIBA ECOELÉTRICO E BRASILIA ECOMOVEL
Ao todo, os 17 veículos Renault zero emissão envolvidos nos projetos Curitiba Ecoelétrico (10) e Brasilia Ecomóvel (7) já contribuíram, nos primeiros três meses de operações, com a redução de quatro toneladas de emissões de CO2. Em Curitiba, o projeto é uma iniciativa da Prefeitura local e envolve além da Aliança Renault-Nissan, a Itaipu Binacional e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CEiiA). O projeto conta com uma frota de seis Zoe, dois Kangoo Z.E. e dois Twizy, além de oito eletropostos para abastecimento.
Em Brasília, a iniciativa é da Companhia Energética de Brasília (CEB) e Itaipu, com o apoio do Governo do Distrito Federal e parcerias com os Correios e CEiiA. No total, a frota de veículos elétricos em operação na Capital Federal é composta por um Twizy, três Kangoo Z.E. e três Zoe.
PROJETO CPFL ENERGIA – CAMPINAS
Outro importante projeto que conta com veículos Renault é o que está sendo desenvolvido pela CPFL Energia, cujo objetivo é avaliar os impactos na rede elétrica e a redução da emissão de gases poluentes com a adoção de veículos elétricos em frotas empresariais. Desde o mês de maio de 2014, os seis veículos zero emissão da Renault deixaram de emitir cerca de 2 toneladas de CO2 na atmosfera e percorreram 14.738 quilômetros; consumiram 2.450 kWh de energia elétrica, o que equivale ao consumo aproximado de 12 residências durante um mês.
PROJETO VEÍCULO ELÉTRICO ITAIPU BINACIONAL
A Renault participa de um dos projetos pioneiros de mobilidade zero emissão no Brasil, o Programa Veículo Elétrico (VE) de iniciativa da Itaipu Binacional com a suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO. Ao todo, 54 veículos Renault Zoe e Twizy já foram adquiridos por Itaipu e fazem parte de um acordo de cooperação tecnológica firmado com a Renault em outubro de 2013.
A primeira venda incluiu 34 Twizy, dos quais 32 para serem montados pelo Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR), e outros dois prontos para uso. Em março deste ano o Programa foi reforçado com a aquisição de outros 20 carros, dessa vez do modelo Zoe, muitos dos quais estão integrados a projetos de mobilidade urbana em Curitiba e Brasília, em que Itaipu é parceira.
Faz parte da iniciativa de Itaipu também o Mob.i, um programa de desenvolvimento tecnológico para a mobilidade elétrica de nova geração, que busca soluções em mobilidade elétrica a serviço das pessoas e da sustentabilidade ambiental. O Mob-i foi lançado nacionalmente em março deste ano, com a formalização da parceria Itaipu-CEiiA, e prevê ações até 2020.
VENDA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL
A Renault já comercializou cerca de 70 unidades da gama Renault Z.E. (Zero Emissão) junto a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia em várias regiões do Brasil.
Entre as vendas realizadas neste ano estão duas unidades do Kangoo Z.E. para o Grupo TPC. Um deles está sendo usado em Salvador, na Bahia, na logística de entrega de produtos da fabricante de cosméticos Natura. Outras 20 unidades do Renault Zoe foram adquiridas por Itaipu Binacional e mais 4 Kangoo Maxi Z.E. pela companhia paulista de energia CPFL.
Em 2013, a CPFL adquiriu 2 Renault Kangoo Z.E. Já Itaipu comprou 34 Twizy (32 kits para serem montados em Foz do Iguaçu e 2 Twizy prontos para uso); e, a Fedex, adquiriu 6 modelos Kangoo Maxi Z.E. “Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", destaca Silvia Barcik, chefe do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
ALIANÇA RENAULT-NISSAN: GAMA COMPLETA
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização, no final de 2010, cerca 176 mil veículos elétricos já foram vendidos em todo o mundo.
A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, é a única montadora a oferecer uma gama Z.E. completa, composta por quatro modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência. “Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
“O Nissan LEAF é o carro elétrico mais vendido do mundo e os projetos-pilotos realizados no país comprovam que ele é viável também para garantir uma mobilidade sustentável nas maiores cidades do Brasil”, explica François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.