ALIENO UNUM: UM MONSTRO ELÉTRICO BÚLGARO QUE UTILIZA 24 MOTORES

Na Bulgária existe um fabricante de automóveis que de vez em quando ganha certo destaque, nem tanto pela produção de seus carros, pois ainda não fabricou nenhum, mas pelas especificações que promete cada vez que emite um comunicado. Embora já tenham nos surpreendido em novembro de 2020, quando foi apresentada a visão de um hiperesportivo chamado Arcanum, agora se superam com o segundo projeto da empresa: o Alieno Unum.
Assim como aconteceu com o referido Alieno Arcanum, a marca só mostrou uma série de recreações virtuais, descrevendo o Unum como “um hipercarro elétrico robótico de duas portas e dois lugares”. Não é preciso pensar muito para descobrir as grandes semelhanças entre os designs da marca búlgara e a Lamborghini, pois o CEO e fundador da Alieno, Ahmed Merchev, declarou-se um grande admirador do fabricante italiano em várias ocasiões, confirmando a procedência de sua fonte de inspiração na hora de desenvolver seus projetos.
O nome do veículo deriva da palavra latina ‘unum’, que significa ‘um’. Embora suas linhas sejam das mais espetaculares, o que realmente impressiona são as cifras anunciadas pela Alieno. Ao que parece, este carro será oferecido em duas versões, denominadas THF e TRS, ambas impulsionadas por um sistema de propulsão 100% elétrico. A primeira delas estará disponível em quatro pacotes diferentes, com potências que vão dos 2.610 até os 5.221 cv. São cifras que serão alcançadas graças à presença de nada menos que 24 motores elétricos.
Em relação à segunda, conserva a configuração de seis propulsores por roda, mas adiciona o denominado ‘Alieno Octopus Synergistic System’, ou seja, uma espécie de sistema propulsores de ar frio de geometria variável, impressos em 3D utilizando titânio, aço e Inconel. Eles se localizam debaixo da carroceria para não prejudicar as linhas aerodinâmicas do carro, além de servir para proporcionar um extra de aderência, estabilizar e frear o Unum, e ainda eliminar a sujeira, a neve, o gelo e a água de chuva da superfície da estrada na frente dos pneus. Seus criadores inclusive asseguram que, no caso de afundamento do veículo na água, o ar comprimido manterá a pressão dentro da cabine e permitirá que o hiperesportivo flutue.
Em ambos os casos a energia elétrica procede de células LiPo de grafeno e supercapacitores com três versões disponíveis conforme a capacidade: 60 kWh, 120 kWh e 180 kWh. Uma arquitetura elétrica de 800 volts garante que a carga de 0 a 100% seja completada em apenas 4 minutos, graças a uma potência máxima de recarga de 2.700 kW.
A marca búlgara já aceita pedidos e suas previsões incluem ter prontas as primeiras unidades entre 2024 e 2027, com uma produção que acontecerá na planta de Tuhovishta, na Bulgária. Também foi anunciada a possibilidade de se tornar um investidor da empresa, mediante o pagamento de 900 euros, beneficiando-se assim de uma participação de 0,001% da Alieno. Os preços variam de 1.8 milhões de euros da versão THF até os 4.5 milhões de euros do TRS.