ALLISON TRANSMISSION COLABORA COM A MELHORIA DO MEIO AMBIENTE EM BUENOS AIRES
- Buenos Aires investe ARS$ 4,7 bilhões em programas de separação de resíduos na origem, incluindo 217 novos caminhões com carregamento lateral equipados com transmissões Allison automáticas da Série 3000™
A cidade de Buenos Aires gera aproximadamente 6.000 toneladas de lixo por dia - ou quase 2,2 milhões de toneladas por ano. Para reduzir as obstruções causadas pelos resíduos e as emissões de carbono na atmosfera, o governo da cidade passou a investir na separação dos detritos em sua origem. Com essa iniciativa, e a utilização de 217 novos caminhões de lixo de carregamento lateral equipados com transmissões automáticas Allison, a expectativa é aumentar a eficiência da coleta de materiais recicláveis.
O novo contrato de coleta de resíduos urbanos assinado pela municipalidade prevê significativas melhorias ambientais, com resultados mensuráveis. Na verdade, Buenos Aires ganhou o Prêmio Liderança de Cidade Climática, em 2014, pelo seu plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Essas iniciativas incluíram a coleta diária de resíduos, e a criação de novos Centros Verdes com recipientes especializados para acolher materiais recicláveis. Para acomodar essas melhorias nos serviços municipais, foram incorporados 217 novos caminhões de carga lateral especialmente desenhados para operar com os mencionados contêineres, todos eles equipados com transmissões automáticas Allison da Série 3000™, que substituirão os caminhões de carregamento traseiro que circulam atualmente.
De acordo com Edgardo Cenzón, do Ministério do Ambiente e Espaço Público de Buenos Aires, a nova regulamentação estabelece que as seis empresas de privadas, que se somam a uma estatal, terão que cumprir um contrato de dez anos. Cenzón também diz que durante o tempo que durar a implantação desse serviço, que será de aproximadamente cinco meses, os caminhões antigos de carregamento traseiro conviverão com os novos de carregamento lateral equipados com transmissões Allison, que foram especialmente desenhados para operar com os novos contêineres.
A tecnologia de potência contínua da Allison (Continuous Power Technology™) e a operação do conversor de torque, combinados com os controles eletrônicos que comandam os momentos de mudança de marcha, asseguram aos operadores aumento na produtividade. A 5ª geração de Controles Eletrônicos tem como principal característica a exibição de prognósticos que permitem avaliar o estado de uso dos componentes internos da transmissão em tempo real, reduzindo paradas desnecessárias, ao mesmo tempo que assegura que o equipamento só receberá intervenções quando necessário.
Estas transmissões também têm a opção de saída para tomada de força (PTO), que capta energia do motor do caminhão em movimento, permitindo aos operadores utilizar seus acessórios e dispositivos de forma sensível e eficiente.
"Desde 2009 a Allison vem trabalhando em sintonia com as empresas meio-ambientais que operam em Buenos Aires para desenvolver um caminhão equipado com uma transmissão automática que maximize os benefícios para os operadores e para a cidade em termos de redução de custos operacionais, eficiência no consumo de combustível, segurança viária e meio ambiente", disse Adrián Di Nunzio, gerente de contas sênior do Cone Sul da Allison Transmission. "A presença de transmissões Allison em 100% da nova frota de caminhões de carregamento lateral da cidade de Buenos Aires confirma nossas vantagens de qualidade, durabilidade e eficiência."
Todo o novo serviço de coleta representa um grande investimento para a cidade: os números oficiais dizem que serão destinados ARS$ 4,7 bilhões, ou seja, quase 6% do orçamento anual da capital portenha.