ALPINE 5 2024: UM ADIANTAMENTO DO FUTURO ESPORTIVO ELÉTRICO E HERDEIRO DO RENAULT CLIO RS

Na nova estratégia do Grupo Renault foi determinado que a Alpine absorvesse a Renault Sport. Duas divisões esportivas agrupadas em um só departamento que será o encarregado de uma nova geração de modelos: esportivos elétricos de elevada demanda. Os franceses já estão há anos flertando com a hibridação e a eletricidade, e um dos grandes projetos é o futuro Alpine 5.
Será a versão mais esportiva do novo Renault 5 que veremos em 2024. Os dois têm luz verde de produção, esta última confirmada por Gilles le Borgne, VP executivo de engenharia da Renault, de modo que se espera a chegada ao mercado deste Alpine 5 em meados de 2024. O herdeiro do Clio RS, da versão mais extrema que nunca chegou a existir do ZOE e dos antigos Clio Williams será o Alpine 5 que aparece na imagem como render. O primeiro modelo da Alpine mais eficiente e ecológica.
O Alpine 5 conservará a essência da reinterpretação moderna, mas os faróis dianteiros serão ligeiramente escurecidos para conferir maior esportividade, enquanto que os quadrados adicionais se apoiarão entre os grupos ópticos principais. Ao mais puro estilo da competição, como também a maior largura das bitolas dianteira e especialmente a traseira. Um extra de agressividade que receberá o menor modelo da renovada Alpine, que não exibirá losangos por nenhum lado e que o grande spoiler de teto que aparece na imagem será um opcional, de modo que o de série será mais convencional.
Os franceses não adotarão meias medidas. Adaptarão a plataforma CMF-EV aos requisitos do esportivo concebido por eles, e também para um desempenho único no segmento B. A marca montará o mesmo motor elétrico do novo Mégane E-Tech Electric, com 160 kW - equivalentes a 217 cv - que serão transferidos ao eixo dianteiro imediatamente, através de uma transmissão automática de uma só velocidade.
Será equipada uma bateria de fabricação própria, com uma capacidade líquida de 52 kWh, aproximadamente, o que permitirá contar com uma autonomia máxima superior aos 400 quilômetros neste ‘hot hatch’. Embora ainda falte um longo tempo pela frente até que este futuro modelo chegue às estradas, existe um longo trabalho de testes e protótipos camuflados que estamos ansiosos para ver.