ALPINE A110 R: SUGERIDO EM VÍDEO ANTES DE SUA APRESENTAÇÃO OFICIAL
O rival francês do Porsche 718 Cayman está prestes a apresentar sua versão mais extrema. Amanhã, dia 4 de outubro, a marca francesa apresentará o novo A110 R, que eles asseguram que será a versão mais radical da família, e agora mostram o último adiantamento antes de sua apresentação.
Por enquanto sabemos que o novo Alpine A110 R manterá o mesmo motor de 1.8 litros turbo alimentado a gasolina, que compartilha com o A110 S e com o Renault Mégane RS, e conforme alguns teasers prévios, parece que a potência não mudará, ficando em 300 cv e 340 Nm de torque máximo.
De qualquer forma, esta nova versão da linha será mais rápida que todas as demais, já que promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos, o que significa uma melhora de três décimos em relação ao A110 S.
Também sabemos que o R alcança uma velocidade máxima de 285 km/h, ou seja, 25 km/h a mais que o S, que atinge 260 km/h.
De acordo com a marca esportiva da Renault, este Alpine A110 R será ainda mais leve que as versões convencionais, embora não tenha sido especificado em que proporção nem que medidas foram realizadas para consegui-lo.
Em todo caso, é preciso considerar que o A110 é um dos esportivos mais leves do mercado, com um peso em torno de 1.1 toneladas, que varia em função do nível de equipamento. Para se ter uma ideia, tem um peso parecido ao de um Mazda MX-5, mas seu motor, em posição central, oferece muito mais potência.
Ainda resta saber se este A110 R representa uma despedida para o motor a combustão no catálogo da Alpine, já que a partir de 2025 a empresa quer converter-se em um fabricante de carros elétricos, exclusivamente.
O sucessor elétrico do Alpine A110 deverá chegar em 2026, sobre uma plataforma desenvolvida de maneira conjunta com a Lotus, enquanto que um de seus principais concorrentes, o Porsche 718 Cayman, passará para o lado elétrico a partir de 2025.