ALPINE JÁ PRODUZIU MAIS DE 10.000 UNIDADES DO A110

Lançado no início de 2018, o Alpine A110 é sem dúvidas um dos modelos esportivos mais interessantes do mercado, embora a verdade seja que, infelizmente, por enquanto não roda por nossas estradas.
Entretanto, em outros mercados, principalmente o europeu, é um modelo habitual de ser visto pelas estradas. Agora, a Alpine acaba de anunciar que foram superadas as 10.000 unidades produzidas do modelo esportivo. Na verdade, em apenas um ano e meio após sua estreia, o A110 já havia deixado para trás as 7.176 unidades fabricadas do modelo clássico, o A110 produzido entre 1962 e 1977.
O ritmo de fabricação do modelo variou de maneira relevante durante estes anos, já que houve momentos em que a fábrica de Dieppe (França) montava 15 carros por dia, mas também chegou a fabricar apenas 7 exemplares diários em alguns momentos.
De qualquer forma, a unidade número 10.000 do Alpine A110 é uma edição limitada Légende GT 2021, cuja produção está limitada a unicamente 300 carros. O modelo em questão está acabado em um chamativo tom Prata Mercúrio fosco.
Claro, atrás dos bancos esconde o mesmo motor de 1.8 litros turbo alimentado do resto da linha, neste caso com uma potência de 292 cv, já que se trata da mesma versão que propulsiona o A110S.
Embora esta edição monte o motor mais potente do catálogo e também o sistema de freios do A110S, a regulagem do chassi é idêntica à do A110 convencional Légende (252 cv). De modo que se trata de um carro que em geral é menos rígido e, portanto, mais confortável para o dia a dia.
Atualmente, a linha da Alpine é composta por um único produto, este A110, mas o plano estratégico Renaulution da empresa, anunciado pelo próprio Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, contempla uma linha completa de carros elétricos para a Alpine, que tomará o lugar da Renault Sport dentro do grupo.
Por último, há poucos dias, no âmbito da conferência eWays da Renault, também foi confirmado que o catálogo da Alpine contará com três modelos esportivos a partir de 2024, entre eles um carro urbano, um SUV e uma nova geração do seu esportivo, que será desenvolvido junto com a Lotus. Assim, o Alpine A110 será o último modelo com motor térmico da marca francesa.