ALPINE Nº36: MELHOR TEMPO REGISTRADO JÁ NAS PRIMEIRAS VOLTAS
- O primeiro teste foi realizado no circuito francês de Paul Ricard.
O intenso mês de março da equipe Signatech-Alpine terminou com uma sessão de testes de dois dias no Circuito Paul Ricard. Estas primeiras voltas aconteceram após o anúncio do retorno da marca Alpine às competições durante uma coletiva de imprensa organizada no dia 8 de março, em Le Mans, bem como a apresentação do protótipo n° 36 no Atelier Renault (Paris), na semana passada.
- Nelson Panciatici e Pierre Ragues, os dois pilotos inscritos no European Le Mans Series, assim como Tristan Gommendy, que se juntará a eles nas 24 Horas de Le Mans, percorreram 1.459 quilômetros.
- A equipe técnica da Signatech-Alpine se concentrou no desenvolvimento do chassi Alpine em colaboração com seu parceiro de pneus Michelin.
- Nelson Panciatici fez o melhor tempo dos dois dias de testes coletivos do European Le Mans Series.
- Agora o Alpine n° 36 está pronto para disputar a primeira rodada do European Le Mans Series em 12 e 13 de abril em Silverstone (Reino Unido).
- Menos de três semanas após o anúncio do retorno da Alpine às competições por Carlos Tavares, Vice-Presidente de Operações da Renault, o Alpine n° 36 já deu suas primeiras voltas.
Durante os testes coletivos do European Le Mans Series organizados no Circuito Paul Ricard, os três pilotos da Alpine – Nelson Panciatici, Pierre Ragues e Tristan Gommendy – se revezaram para dar início a esta temporada de 2013.
O objetivo principal desta sessão de testes era validar as evoluções realizadas no chassi Alpine e adaptar as regulagens aos novos pneus Michelin. Tanto de dia como à noite, diferentes tipos de borrachas foram testados para se preparar para as primeiras rodadas do European Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans.
Além do aspecto puramente técnico, os três pilotos aproveitaram a oportunidade para treinar no Alpine n° 36 e se prepararem para os próximos desenvolvimentos. Durante um teste de desempenho realizado na manhã de quarta-feira, Nelson Panciatici obteve o melhor tempo dos dois dias.
“Estou contente com o trabalho realizado aqui”, comentou Philippe Sinault, Líder da Equipe Signatech-Alpine. ”Validamos a confiabilidade de várias peças e testamos os pneus. Nosso parceiro Michelin trouxe várias especificações diferentes para serem experimentadas. Agora, temos que analisar todos estes dados antes de escolher os tipos de pneus que vamos utilizar neste ano. Outro fator importante foi que todos os três pilotos puderam treinar. Fizemos um treino bastante animador e conseguimos registrar um bom tempo. Isso é muito bom no início da temporada.”
Nelson Panciatici: “Progredimos muito com a Michelin. Consegui fazer várias séries com diferentes tipos de pneus e acho que pudemos obter informações interessantes. Estamos no caminho certo. Espero que isso que isso se reflita em resultados positivos em Silverstone!”
Pierre Ragues: “Estamos a cada dia mais próximos da primeira corrida com o Alpine. A equipe já trabalhou muito neste início de ano. Esta sessão de testes permitiu que progredíssemos com os novos pneus Michelin. Estamos prevendo belas performances a partir da primeira corrida, em Silverstone!”
Tristan Gommendy: “Meu primeiro objetivo era me familiarizar com o Alpine n° 36 durante estes dois dias de testes. Tenho que me acostumar com o carro e encontrar o meu lugar na equipe. Fizemos sessões de testes típicas de corridas de endurance sem maiores problemas. Estamos iniciando uma bela aventura!”
Paul-Loup Chatin, piloto júnior da Alpine, também correu durante os dois dias de sessões de testes coletivos. Integrado à equipe Signatech-Alpine nesta temporada e piloto de reserva do Alpine n° 36 durante as 24 Horas de Le Mans, ele corre no ELMS na categoria LMPC.
Estatísticas:
Circuito Paul Ricard, configuração A1V2
252 voltas em dois dias, ou 1.459,332 quilômetros
Nelson Panciatici: 160 voltas
Pierre Ragues: 141 voltas
Tristan Gommendy: 115 voltas
Melhor tempo: Nelson Panciatici (1’47’’652)