AMBER EV: UM VEÍCULO ELÉTRICO RUSSO QUE PODE SER O CARRO MAIS FEIO JÁ VISTO
Em um movimento surpreendente no meio do problemático panorama da indústria automobilística russa, a Universidade Politécnica de Moscou apresentou um novo protótipo de veículo elétrico chamado Amber.
O design do veículo atraiu críticas generalizadas, e muitos afirmam que superaria o FIAT Multipla no título de carro mais feio do mundo.
O Amber não é apenas um protótipo, está previsto que entre em produção em 2025 na planta da Avtotor em Kaliningrado. Curiosamente, essa fábrica tem um histórico de produção de carros para prestigiosas marcas internacionais como BMW, Ford, KIA e Hyundai.
No entanto, a saída destas empresas do mercado russo após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 deixou a planta em busca de novas oportunidades.
Os detalhes sobre as especificações do Amber, incluindo a autonomia, a potência e as capacidades de carga, ainda não foram reveladas oficialmente. Os críticos sugerem que o peculiar design do veículo pode ser devido ao uso de peças padrão, com componentes possivelmente procedentes de vários veículos russos existentes.
Os faróis de olhos esbugalhados, os dois orifícios do lado direito e a carroceria tão plana como volumosa chamaram especialmente a atenção por seu design pouco convencional. Talvez na Rússia possa ser um sucesso, não sabemos.
Alguns inclusive especulam com a possibilidade de que alguns dos componentes procedam da AliExpress, mas isso não está confirmado.
Entretanto, segundo a informação oficial, os motores elétricos, a bateria e outros componentes do powertrain serão desenvolvidos e montados na Rússia.