APARECE À VENDA NA HOLANDA UM RARO E EXCLUSIVO PORSCHE T3 B32
São muitos os entusiastas das vans da Volkswagen, desde a mítica Transporter dos anos 60 até as atuais, equipadas com todo luxo de detalhes. Agora surge à venda uma muito especial, possivelmente uma das mais raras e exclusivas por sua história e por seu powertrain: uma Volkswagen T3 B32 com o motor de um Porsche 911.
Na realidade, poderíamos dizer que se trata de um Porsche revestido com a carroceria de uma T3 de 1985, já que, debaixo dessa pele da van, se esconde o motor de um 911 3.2 Carrera com 231 cv unido a uma transmissão manual também da Porsche, que envia toda a potência ao eixo traseiro. O chassi inclui uma configuração especial da suspensão, assim como freios mais robustos. Sem dúvida, uma Transporter muito especial.
A história desta Volkswagen T3 B32 com motor Porsche remonta a 1985, quando os engenheiros de Zuffenhausen necessitavam urgentemente um veículo para transportar peças de reposição para o Porsche 959 no rally Paris-Dakar. Pensaram na T3, mas era muito lenta para circular pelo deserto africano, de modo que fizeram algumas modificações.
A mais importante foi a introdução do mencionado motor do Porsche 911 daquela época junto com a transmissão. Mas também incluía algumas melhorias estéticas, como defletores dianteiros e traseiros, rodas Fuchs de 16 polegadas, entradas de ar laterais para refrigerar o motor e um tubo de escape maior. Por sua parte, o interior contava com uma presença mais luxuosa, como os bancos de couro bege, e o mais chamativo de tudo, o emblema da Porsche no volante.
Acredita-se que foram fabricadas apenas sete unidades do T3 B32 na planta da Porsche em Welcherath. Esta unidade, em particular, está à venda no Porsche Classic Center Gelderland, na Holanda, e foi construída especificamente para Peter W. Schutz, CEO da marca alemã naqueles anos.
De acordo com o informe do veículo, tem 130.770 quilômetros, está em boas condições em geral, embora a pintura branca Pearl Mutter necessite algum reparo, o tubo de escape está oxidado e os painéis das portas no interior necessitam um novo estofamento. O veículo foi produzido em 1985, mas foi emplacado pela primeira vez em 1988 e está classificado como modelo da Porsche.
Devido sua exclusividade e às poucas unidades construídas, se entende que tenha um preço elevado, mas talvez seja excessivo: 364.900 euros, quase 40.000 euros mais do que custa um Porsche 911 Sport Classic (325.991 euros) e quase 100.000 euros a mais do que custa um Porsche 911 GT3 RS (265.404 euros).