APARECE À VENDA NO REINO UNIDO UM SUBARU IMPREZA 22B STI PRATICAMENTE NOVO

A Subaru tem muitas versões esportivas com potencial para ser uma peça de coleção, mas entre todas, a mais destacada sem dúvida é o Subaru Impreza 22B STI de edição limitada. Esta radical versão baseada no Impreza de 2 portas contava com a carroceria alargada da versão Impreza WRC, da qual praticamente se diferenciava pela ausência dos adesivos dos patrocinadores da versão de competição.
Desta edição limitada só foram fabricadas 400 unidades e uma das histórias mais peculiares do modelo é que muitos aficionados e inclusive a mídia europeia, diziam erroneamente que esta era a única versão de 2 portas do modelo, e que havia sido criada especificamente pela Prodrive para competir no Reino Unido. O motivo dessa confusão era que o verdadeiro Impreza de 2 portas só era comercializado em mercados como Japão e Estados Unidos e não na Europa.
O Subaru Impreza 22B STI contava com um motor de 4 cilindros sobrealimentado de 2.2 litros que entregava 280 cv e 363 Nm de torque máximo. Este bloco recebeu o nome de EJ22G e estreou sobre a versão 22B (daí o seu nome), embora realmente fosse um derivado do bloco EJ20G de 2.0 litros.
Esta edição limitada foi criada para prestar homenagem a dois marcos muito destacados do fabricante japonês em 1998, por um lado o 40º aniversário da empresa e por outro o seu terceiro título consecutivo de marcas no Campeonato do Mundo de Rallys. A unidade que aparece nas imagens é a de número 309 das 400 fabricadas e conta com a mesma configuração e estado com que saiu da fábrica em 1998.
Este exemplar se encontra à venda no Reino Unido, mas foi adquirido originalmente no Japão como investimento, de modo que seu único proprietário o conservou durante todos estes anos. De fato, foi conduzido muito pouco, por isso que seu hodômetro marca somente 270 milhas ou 436 quilômetros, mas foi mantido em ordem de marcha durante todo este tempo. Mantém todos os seus elementos originais como novos, inclusive, detalhes aparentemente mínimos como seus tapetes, parecem novos. Além disso, também surgem alguns plásticos protetores originais, como é o caso do banco traseiro, que nunca foi usado.
Esta unidade foi colocada à venda pela Appreciating Classics, em Norfolk, Inglaterra, por um preço bastante alto, 295.000 libras, algo como 1.950.000 reais, o que significa que somente alguns poucos colecionadores poderão considerar em colocar este raro esportivo japonês em sua garagem, mas é evidente que por suas características falamos de um futuro clássico.