APRESENTAÇÃO DO NOVO BMW i5 CONFIRMADA PARA ESTE ANO
O BMW i5 2024 é um carro elétrico que por enquanto está em fase de desenvolvimento. Sua apresentação acontecerá em algum momento do ano de 2023, embora a marca ainda não tenha confirmado a data exata. Seu preço tampouco foi informado, embora tenha sido confirmado que estará disponível também com a carroceria perua Touring a partir de 2024.
Esta nova geração será apresentada com diversas novidades, entre as quais se destaca especialmente a presença de uma versão totalmente elétrica. Será denominada BMW i5, e estreará presumivelmente pouco depois das versões a combustão e será um rival para modelos como o Mercedes-Benz EQE e o Tesla Model S. E não é só isso, já que além da versão sedan, chegará uma com a carroceria perua a partir de primavera europeia de 2024. Este lançamento colocará a BMW como o único fabricante com um modelo com carroceria perua totalmente elétrico.
Será um dos próximos lançamentos elétricos da marca depois de outros como o iX1, o iX3, o i4, o iX e o i7. Entre as novidades do BMW i5, tudo indica que haverá uma versão mais esportiva que provavelmente se chamará i5 M60, que deverá compartilhar motor com o iX M60. Não sabemos se será esta versão ou outra de maior desempenho, ao estilo do M5, pois a marca confirmou que haverá um BMW M totalmente elétrico para a nova geração do sedan executivo alemão.
Se for assim e respeitar as cifras do SUV, oferecerá 619 cv de potência, situando-se muito próximo do futuro M5, que será híbrido plug-in.
O BMW i5 seguirá a receita estética dos iX3, i4 e i7, ou seja, não apresentará diferenças substanciais em relação às versões a combustão do Série 5. A mais notável será a grade dianteira, que em princípio deverá prescindir das telas de ventilação.
Tudo indica que a próxima geração do BMW Série 5 partirá de uma versão evoluída da plataforma CLAR. Esta permitirá acoplar tudo o que for necessário para uma versão elétrica da mesma forma que a base do X3 permitiu criar um iX3.
As mulas de testes flagradas deixaram descoberto parte do interior do i5, que adotará uma estética muito similar à do i4 com uma tela dupla digital contínua que aglutinará o quadro de comandos e o que tiver a ver com o sistema multimídia, algo que a marca já confirmou ao anunciar a presença do sistema BMW Curved Display com Sistema Operacional BMW 8.5.
O novo BMW i5 não é outra coisa que uma pedra a mais na agressiva estratégia de eletrificação do grupo alemão, que contempla a presença de uma versão totalmente elétrica em 90% de seus modelos já em 2023. A MINI também tem seu papel nisso tudo, já que anunciou sua intenção de ser um fabricante exclusivamente elétrico a partir de 2030.