ARIEL ATOM 4R: COM MOTOR DO HONDA TYPE R, AGORA COM MAIS DE 400 CV
Os especialistas afirmam e os fãs confirmam. Às vezes, menos é mais, e se estivermos falando da Ariel, tudo melhora. Eles haviam avisado que lançariam um novo produto no Goodwood Festival of Speed e cumpriram. O Ariel Atom 4R já está aqui e chega com um motor Honda melhorado, entre outras novidades. É legal tanto na estrada como na pista.
Entre as modificações surgem molas e amortecedores Öhlins, discos de freio carbocerâmicos com pinças de quatro pistões AP Racing, ABS comutável de 12 modos e rodas de carbono. Junto aos freios, reduzem o peso vazio do conjunto em 26 quilos. Adicionalmente, é oferecido um pacote aerodinâmico que conta com novos para-lamas dianteiros e traseiros.
Baseado no Atom 4, o R herda o mesmo chassi, carroceria e melhorias aerodinâmicas. No entanto, o motor Honda K20 turbo alimentado de 2.0 litros e 4 cilindros eleva sua potência até nada depreciáveis 406 cv e 500 Nm de torque máximo. Isso foi possível, principalmente graças a um novo intercooler localizado na frente das rodas traseiras.
O ganho de torque e potência permite reduzir a aceleração 0 a 100 km/h de 2.8 para 2.7 segundos. Além disso, completa o sprint de 0 a 160 km/h em 6.5 segundos, 3 décimos mais rápido. A velocidade máxima, por sua parte, situa-se agora em 274 km/h, frente aos 261 km/h do Ariel Atom 4. O 4R conta com uma transmissão sequencial de 6 velocidades com aletas de câmbios.
Curiosamente, os Atom 4 e Honda Civic Type R são oferecidos apenas com transmissão manual de 6 velocidades. Cabe destacar que o motor se localiza na parte traseira e à vista dos mais curiosos. É claro, tampouco falta um diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro. O que ainda desconhecemos é o preço e a disponibilidade.