AS RODAS DA McLAREN SERÃO INSPIRADAS NAS RAÍZES DAS ÁRVORES
O diretor de design da McLaren, Frank Stephenson, encontrava-se recentemente na inauguração de uma nova concessionária da marca em Melbourne, na Austrália, quando fez algumas declarações que deixou todos os presentes surpresos e principalmente curiosos.
Segundo Stephenson, futuramente as rodas dos seus modelos poderão deixar de ser 100% simétricas e utilizar um desenho bem diferente. Desde que conhecemos rodas, elas sempre foram de aço ou de alumínio, com formas totalmente simétricas e com um número de raios determinado. Isso parece que vai mudar radicalmente.
O britânico disse que um desenho similar ao das raízes das árvores permitiria desenvolver raios mais finos, leves e articulados. Isso ajudaria a dissipar melhor a energia na hora de absorver qualquer irregularidade do terreno como buracos ou falhas no asfalto, evitando que toda a energia fosse absorvida pelo centro da roda, portanto, se transmitiria menos ‘sacudidas’ à suspensão, à carroceria e aos ocupantes.
Stephenson declarou ainda que “quando a roda receber um golpe, em vez de o impacto ir diretamente ao centro da roda, se dissiparia muito antes. Então os raios poderiam ser muito mais leves e muito mais finos”. Teoricamente daria mais resistência à roda, mas exigiria contrapesos para um equilíbrio perfeito, algo que não seria um problema, já que poderia ser instalado na parte traseira, de modo que não ficariam à vista.
Stephenson completou dizendo que no futuro as rodas serão muito diferentes daquilo que conhecemos atualmente. Tomara que as vejamos logo, sem dúvidas será uma sensação realmente estranha, mas ao mesmo tempo interessante.