ASSIM PODERIA SER O NOVO RENAULT 5 TURBO 2 ‘BUNDA GORDA’

Na semana passada, o fabricante francês anunciou o Renault 5 Concept, uma reencarnação 100% elétrica do clássico ‘cult’ francês. A Renault tem a intenção de levá-lo à produção como parte de um ambicioso plano estratégico que incluirá 14 novos veículos até 2025. No entanto, é algo inevitável falar do Renault 5 sem mencionar as versões Turbo mais esportivas. Por isso, surge agora um render de como poderia ser o novo Renault 5 Turbo 2 ‘Bunda Gorda’.
Em princípio, o R5 Concept é um protótipo do qual a Renault revelou apenas detalhes. Pudemos vê-lo em sua forma exterior, onde inclui diversos ‘acenos’ ao design do Renault 5 original, e uma breve vista prévia do interior. Mas desconhecemos como será o seu desempenho, a autonomia e a capacidade da bateria. É provável que estes aspectos ainda estejam para ser definidos, assim como também pode estar para ser definida uma versão esportiva do pequeno utilitário elétrico.
Aquele que está definido a tornar-se o rival natural do MINI Cooper SE, poderá oferecer uma versão de alto desempenho como tributo ao lendário Renault 5 Turbo 2 ‘Bunda Gorda’. Assim, o designer X-Tomi Design oferece uma primeira aproximação a esta versão através de um de seus desenhos digitais.
Na imagem podemos ver seu aspecto. Poderá contar com um para-choque dianteiro de estilo mais esportivo com grandes entradas de ar. O mesmo ocorreria com a grade, que passaria a ser maior nas duas áreas que rodeiam o logotipo retro iluminado da Renault. Os faróis ganhariam uma área preta na parte inferior. Os retrovisores são completamente pretos, assim como as molduras dos vidros, os pilares A/B e o teto.
Os detalhes mais chamativos surgem na largura de seus para-lamas dianteiros, com saídas de ar na seção posterior dos mesmos, e suas respectivas entradas de ar nos para-lamas traseiros. Este talvez seja o detalhe mais chamativo que herdaria do R5 Turbo 2. Lembrando que o modelo original equipava o motor em posição central, de modo que a Renault teve que aumentar a largura da bitola no eixo traseiro e acrescentar duas entradas de ar específicas, daí o apelido ‘Bunda Gorda’.
As rodas pretas com o perfil em vermelho, as saias laterais, os detalhes em fibra de carbono e o aerofólio traseiro que continua a linha do teto, completam este visual esportivo. Na parte traseira, embora não tenhamos imagens que mostrem, deveremos esperar um para-choque mais agressivo e algum distintivo Turbo como o que já podemos ver na parte inferior das portas.
Não é a primeira vez que um fabricante utiliza a denominação turbo em um modelo 100% elétrico. O caso mais famoso é o Porsche Taycan Turbo S, situado como a versão de maior desempenho do elétrico alemão. Acompanhando um interior muito mais agressivo, poderá haver um motor elétrico de alto desempenho, com uma potência superior aos 200 cv que situe o Renault 5 Turbo 2 elétrico como uma referência dentro do segmento de utilitários elétricos.