ASSIM SERÁ O FUTURO SUV ELÉTRICO QUE A SMART LANÇARÁ EM 2023, CARREGADO DE NOVIDADES

A Smart encontra-se em pleno processo de renovação. A marca nascida na Suíça e agora propriedade da Geely, não levará muito tempo para voltar ao Ocidente, mas não terá praticamente nada a ver com o que conhecemos até agora da marca. O gigante chinês trabalha em uma transformação tão radical que o primeiro modelo da nova empresa será um autêntico SUV, sem meias medidas, e totalmente elétrico, com o qual competirá no segmento B.
Baseado no Smart Concept #1 apresentado na última edição do Salão de Munich, o futuro modelo romperá com argumentos para tornar-se líder entre os generalistas, e tentará empurrá-los contra as cordas. O novo Smart, do qual por enquanto não se conhece o seu nome comercial, em grande parte deixará de lado o posicionamento mais premium do passado, abrindo-se ao mercado global e jogando com alguns trunfos importantes. O mais destacado será o seu design, pois será tão fiel como o do concept e às patentes vazadas.
A diferença mais notável do modelo da imagem se comparado com o avanço conceitual está na adoção de um pilar central e nas portas traseiras de abertura tradicional, em lugar das inversas do protótipo adiantado no grande evento bávaro. Este é o mais destacado, como também os faróis dianteiros apresentarão um tamanho ligeiramente maior, e os espelhos retrovisores externos também serão maiores, adaptados às normas vigentes. As imponentes rodas de liga leve de 21 polegadas e o grande teto panorâmico também estarão no modelo de produção.
Inclusive, os 4.29 metros de comprimento não serão tocados. São medidas que não só lhe permitirão oferecer um amplo espaço interno, sem a intromissão do túnel central na área dos lugares traseiros e com uma grande habitabilidade. Outra das chaves deste futuro SUV elétrico da Smart, é que está baseado em uma plataforma específica para carros elétricos da Geely, a inovadora ‘SEA’, de modo que a bateria estará alojada entre os eixos.
O novo modelo será apresentado no segundo semestre de 2022, sendo lançado no Ocidente no primeiro trimestre de 2023. O modelo será oferecido com um motor elétrico traseiro com uma potência máxima de 150 kW, equivalente a 204 cv, regulável com diferentes versões. Será alimentado por uma bateria com dois níveis de capacidade com um máximo de 66.5 kWh, recarregável em 80% em pouco menos de 30 minutos e com uma autonomia máxima entre 360 e 430 quilômetros.