ASTON MARTIN CONFIRMA O LANÇAMENTO DO SEU RADICAL SPEEDSTER COM UM TEASER

Os rumores estavam certos, com a divulgação deste teaser, a Aston Martin confirma o desenvolvimento de um radical e novo modelo do tipo barchetta, o novo Aston Martin V12 Speedster. Por enquanto não há nenhum detalhe do novo modelo, mas se espera que esteja baseado no Aston Martin DBS Superleggera e que seu design seja inspirado no Aston Martin DBR1 vencedor de Le Mans.
Foi em meados do último mês de setembro quando divulgamos uma informação que apontava a chegada deste modelo especial, uma radical barchetta similar às que acabam de lançar os principais rivais da Aston Martin, os exclusivos McLaren Elva e Ferrari Monza SP1 e Ferrari Monza SP2. Segundo esta mesma informação, o modelo britânico contará com um design clássico em homenagem ao Aston Martin DBR1 vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1959.
Esta imagem recém-divulgada pela marca britânica de modo teaser confirma plenamente estes rumores e adianta a chegada do modelo, revelando ainda seus primeiros e importantes dados, como o seu nome e alguns de seus primeiros traços. Além disso, confirma a mecânica que utilizará, uma vez que sua denominação não deixa muito espaço à imaginação.
O novo Aston Martin V12 Speedster será um esportivo de edição limitada cuja produção exclusiva já foi confirmada, 88 unidades para todo o mundo. O que não conhecemos por enquanto é a sua data de lançamento nem o seu possível preço, embora a mídia britânica afirme que custará entre 750.000 e 800.000 libras esterlinas, números que ao câmbio atual rondam os 4 milhões de reais.
A nível técnico contará com a mesma plataforma que é utilizada pelo novo Aston Martin DBS Superleggera, com o motor V12 de 5.2 litros e duplo turbo da marca britânica que entregará uma potência em torno dos 700 cv, um pouco menor que o modelo original. A transmissão será a mesma caixa automática ZF de 8 velocidades que é usada pelo Superleggera.
Segundo o perfil divulgado pela marca, o modelo não conta com teto, mas monta o que parece ser um pequeno para-brisas dianteiro e um visível arco anticapotamento traseiro, mas desconhecemos quantos lugares terá. Por suas formas existe inspiração tanto do clássico Aston Martin DBR1 que venceu Le Mans como do Aston Martin CC100, o protótipo de salão apresentado em 2013 e que foi desenvolvido para celebrar o 100° aniversário do fabricante britânico. De fato, o conceito do CC100 é basicamente idêntico ao do novo V12 Speedster, pois este protótipo não contava com teto e dispunha do motor V12 de 6.0 litros da marca debaixo do seu capô.