ASTON MARTIN DB12 2024: UM SUPERESPORTIVO QUE REDEFINE O CONCEITO GT

A Aston Martin acaba de revelar o seu novo DB12, sucessor do DB11, que a própria marca denomina como o primeiro ‘Super Tourer’, significando o primeiro modelo de uma nova família de esportivos que chegarão durante os próximos anos. Apesar dos tempos que correm, não está eletrificado e conserva um potente motor V8. As entregas começarão neste mesmo ano, no terceiro trimestre de 2023.
Apesar de estrear um novo design, mais musculoso, as proporções deste novo Aston Martin DB12 são aquelas habituais dos GT da casa (longo capô, saliências contidas...) e as dimensões são quase idênticas, já que com 4.73 metros de comprimento, é apenas um centímetro mais curto que seu antecessor. Também conta com bitolas alargadas (6 mm na frente e 22 atrás).
Neste modelo, que a marca denomina Super Tourer, a frente é nova, com faróis LED que aportam um novo visual ao modelo, as lanternas traseiras (também LED) e alguns componentes aerodinâmicos, além dos estilizados retrovisores, por exemplo.
Em relação ao interior, que também é novo, surgem materiais de primeira, além de um novo sistema multimídia com tela de 10.25 polegadas, de onde se controla a climatização e a grande maioria dos ajustes do carro. O novo sistema multimídia, desenvolvido pela Aston Martin, conta com conectividade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto, navegador e atualizações remotas ‘over-the-air’, entre outras coisas.
Uma das principais novidades do novo DB12 é que esconde debaixo do capô um poderoso motor 4.0 V8 biturbo de nada menos que 680 cv de potência a 6.000 rpm (34% a mais que o DB11) e 800 Nm de torque máximo entre 2.750 e 6.000 rpm. O motor é o mesmo que a marca já vem utilizando há algum tempo, montado à mão e de origem Mercedes-AMG, mas neste caso levado a novos patamares.
A transmissão é automática de 8 velocidades, com conversor de torque, e vai associada a um diferencial traseiro eletrônico (E-Diff) que ‘dosa’ toda a força bruta do motor de 8 cilindros, que recebeu melhorias nos sistemas de turbo alimentação e refrigeração, entre outros. Segundo a marca, a relação do câmbio também é mais curta.
Sobre o papel, o novo Aston Martin DB12 acelera de 0 a 100 km/h em 3.6 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h. Em relação ao peso, estamos falando de um modelo com 1.685 quilos vazio, distribuídos na proporção 48:52 (frente/atrás).
O fabricante britânico oferece uma suspensão completamente nova com o seu DB12, com amortecedores adaptativos ‘inteligentes’ e em configuração de duplos triângulos no eixo dianteiro e multibraço no traseiro, com molas convencionais e barras estabilizadoras. O modelo oferece também cinco modos de condução: GT, Wet, Sport, Sport e Individual.
As rodas de 21 polegadas, 8 quilos mais leves que as do DB11 e disponíveis em três desenhos diferentes, calçam novos pneus Michelin Pilot Sport S 5 em medidas 275/35 ZR21 na frente e 325/30 ZR21 atrás, e escondem um sistema de freios com discos de aço de 400 e 360 mm, junto a pinças de seis e quatro pistões, respectivamente. No caso de ser equipado com os discos carbocerâmicos opcionais, que economizam 27 quilos de peso, falamos de 410 mm na frente e 360 atrás.