ASTON MARTIN REVELA NOVAS ESPECIFICAÇÕES DO HIPERESPORTIVO AM-RB 001
A Aston Martin revelou novos detalhes do projeto que mantém conjuntamente com a Red Bull, o hiperesportivo chamado por enquanto de AM-RB 001 e que foi projetado a nível aerodinâmico por Adrian Newey.
De acordo com a marca britânica, o motor V12 de 6.5 litros será fabricado pelo reputado especialista em motores Cosworth. Esse bloco será aspirado e contará com a ajuda de um motor elétrico, para alcançar uma potência combinada em torno dos 1.000 cv. As baterias que alimentam o motor elétrico procedem do fabricante croata Rimac, fabricante do Concept One, um esportivo elétrico que se perfila como o mais poderoso do momento, embora ainda não esteja pronto para rodar nas ruas.
O motor desenvolvido pela Cosworth será baseado no bloco V12 da marca britânica. A transmissão será automática de sete velocidades com aletas atrás do volante e está sendo desenvolvida pelo especialista britânico Ricardo, o mesmo que fabrica o conjunto motor e transmissão dos McLaren de rua atuais.
O chassi será um monocasco central de fibra de carbono, que será entregue pela Multimatic, um grande conglomerado industrial que entre outros trabalhos relacionados com o setor, também são os encarregados de fabricar o novo Ford GT 2017 em uma de suas plantas canadenses. Essa empresa já colaborou no passado com a Aston Martin em projetos como o One-77 e o Vulcan.
Contará com enormes discos de freio de carbono, desenvolvidos pela Alcon e Surface Transforms. Não foram revelados ainda seus dados e detalhes, mas serão novos discos de alto rendimento com um peso bem baixo.
Em termos de eletrônica, as empresas responsáveis serão a Bosch - encarregada da ECU e as unidades de controle de torque, incluindo o controle de tração e estabilidade - e a Wipac, um especialista do Reino Unido que será o responsável pelo desenvolvimento dos elementos de iluminação LED.
As primeiras unidades do modelo serão entregues em 2019 e somente serão fabricadas 150 unidades e outras 25 unidades adicionais destinadas a um uso exclusivo em pista, portanto não licenciáveis. Todas elas se esgotaram rapidamente.
De acordo com David King, VP e chefe de operações especiais da Aston Martin, apesar de contar com os melhores especialistas de cada campo, o AMRB 001 ainda apresenta inúmeros desafios.
“Fabricar o AM-RB 001 representa enormes desafios. É um teste real para todos os envolvidos, mas assim é como deve ser, porque realmente estamos elevando o patamar com esse carro”, acrescentando que "Isso é o que torna o projeto tão especial, e por isso que ter parceiros técnicos adequados é tão importante. Algumas das empresas que estamos trabalhando nesse projeto são fornecedores antigos e tradicionais da Aston Martin, mas também existem alguns nomes novos”, concluiu David King.