ASTON MARTIN VANQUISH PODERÁ MUDAR DE NOME E EQUIPAR UM MOTOR V8

Quem é um entusiasta da Aston Martin certamente vem seguindo a evolução de sua linha e sabe que a marca britânica ressuscitou a denominação Vanquish há três anos, no Salão de Genebra de 2019, com um interessante protótipo.
Aquele Aston Martin Vanquish Vision Concept era um superesportivo de motor central destinado a posicionar-se abaixo do Valhalla e do Valkyrie, e o CEO da marca, Tobias Moers, confirmou há algumas semanas que este superesportivo ‘de acesso’ está a caminho.
A pena é que seu lançamento está previsto para 2025, mas enquanto esperamos, os britânicos da Autocar divulgaram alguns rumores que afirmam que o ‘baby Aston’ poderá prescindir do motor V6 inicialmente previsto, de desenvolvimento próprio.
De acordo com a Autocar, a Aston Martin utilizará o fantástico motor V8 biturbo da Mercedes-AMG, na verdade o sistema híbrido plug-in, ou PHEV, que propulsiona o selvagem Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, com 843 cv de potência e até 1.470 Nm de torque máximo.
Portanto, o bloco de 4.0 litros V8 biturbo não estará sozinho, mas junto com um motor elétrico e uma bateria. Comenta-se que o propulsor térmico desenvolverá cerca de 639 cv (como nos modelos mais potentes de Affalterbach) e o resto será aportado pela parte elétrica.
Tomar o caminho híbrido plug-in significa que o futuro Vanquish pretende enfrentar propostas como os Ferrari F296 GTB e McLaren Artura. Apesar da configuração, o modelo deverá pesar menos de 1.500 kg, graças a um chassi monocasco de fibra de carbono.
Também se acredita que este superesportivo será apresentado no segundo semestre do próximo ano, apesar de que chegará em 2025, e no futuro contará com uma versão de circuito, pensada para um campeonato monomarca.
Em todo caso, o mais curioso é que no final poderá não ser chamado de Aston Martin Vanquish, assim como comentou ao pessoal da Autocar o dono da empresa, Lawrence Stroll, assegurando que provavelmente receberá uma nova denominação comercial.