ASTON MARTIN VANTAGE GT3 2024: UMA MÁQUINA V8 CENTRADA NA PISTA

Coincidindo com a estreia do novo Vantage de rua, agora surge o renovado Aston Martin Vantage GT3. Estamos falando de um modelo que reflete o maior desempenho, a dinâmica otimizada e o estilo chamativo do modelo de produção, convertendo estas qualidades em um novo e formidável GT de corridas para escrever o capítulo seguinte capítulo na ilustre história da Aston Martin no automobilismo.
O Vantage GT3 é o primeiro produto da colaboração pioneira entre as equipes da Aston Martin Racing (AMR) e da Aston Martin Performance Technologies (AMPT). As melhorias do novo Vantage GT3, desenvolvidas em torno de uma série de estritos objetivos estabelecidos pela equipe da AMPT e implementados pela AMR, se concentraram em melhorar o produto anterior.
O objetivo era que o novo GT3 fosse o mais dirigível possível, tanto para os pilotos profissionais como para os amadores. No Vantage GT3 anterior havia algumas características de condução desafiantes que foram corrigidas no novo modelo. Parece que conseguiram, a julgar pelos comentários dos condutores depois de um extenso programa de desenvolvimento.
Poderemos ver o renovado Aston Martin Vantage GT3 em diversas competições internacionais. É o caso do Campeonato IMSA WeatherTech Sports Car nos Estados Unidos, o Campeonato Mundial de Resistência (WEC) da FIA, a Série Europeia de Le Mans (ELMS) e a Série Langstrecken de Nürburgring (NLS).
O novo Vantage GT3 é uma evolução integral dos Vantage GTE e GT3, que foram apresentados em 2018 e que foram aposentados recentemente. Com a mesma arquitetura mecânica - e também a do novo Vantage de rua -, foi fabricado com a estrutura do chassi em alumínio soldado e testado da Aston Martin e surge propulsionado pelo excelente motor de 4.0 litros e 8 cilindros com dois turbocompressores.
Sua espetacular aerodinâmica totalmente nova, uma suspensão revisada de maneira exaustiva e uma eletrônica de vanguarda, se combinam para oferecer neste GT de corridas da Aston Martin o potencial para fazer sucesso nos campeonatos mundiais. O Vantage GT3 é, em poucas palavras, um Vantage normal que foi muito modificado para competir em corridas de resistência.
Logicamente, acrescenta uma jaula de proteção instalada em seu chassi de alumínio colado, painéis de carroceria de fibra de carbono e uma série de alterações para ser adequado para o uso em pista, assim como para atender ao restrito regulamento da FIA. Por exemplo, o motor foi modificado para desenvolver entre 500 e 600 cv, enquanto o peso fica limitado entre 1.200 e 1.300 kg.
O Vantage GT3 anterior era um carro de corridas popular entre os clientes e a Aston Martin acredita que o novo não será diferente. Até o final da temporada de 2024, o fabricante britânico espera ter 30 carros competindo em circuitos de todo o mundo. Ainda é cedo para saber se conseguirão, mas devido às novas alterações, não seria descabido.