ASTON MARTIN VANTAGE GT8 SPECIAL EDITION: UM V8 ESPECÍFICO PARA O CIRCUITO

Parece que dentro de pouco tempo teremos uma versão mais radical do Aston Martin V8 Vantage. A marca britânica está trabalhando em um novo esportivo focado em um uso para circuitos. Seu nome será Aston Martin Vantage GT8 e irá na mesma linha do Vantage GT12, apresentado o ano passado. Lembrando que esse modelo chamava-se inicialmente Aston Martin Vantage GT3 e teve que mudar sua nomenclatura por problemas com a Porsche.
Voltando ao Vantage GT8, a primeira imagem teaser que chega mostra suas linhas de perfil e um dos pontos importantes será a redução de peso. No Vantage GT12 foi conseguiu-se uma dieta de 100 kg, mas teremos que aguardar para ver o que se consegue com o GT8. Como nos outros modelos, o nome faz referência ao número de cilindros de seu motor, que será o mesmo do V8 Vantage S.
No Vantage S, essa mecânica V8 de 4.7 litros gera 430 cv, mas se pode esperar um aumento de potência. No Vantage GT8 o número deverá chegar em 450 cv. Não seria estranho, levando em conta que no GT12 a potência foi incrementada em quase 30 cv. De série chegará com uma transmissão manual de sete velocidades e opcionalmente terá uma automática SSII.
Graças a essas modificações é esperada uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Enquanto que do Vantage GT12 foram fabricadas somente 100 unidades, acredita-se que do Aston Martin Vantage GT8 chegarão às 150 unidades. O preço estimado de cada unidade no Reino Unido poderá situar-se em torno de 170.000 libras (por volta de 880.000 reais). Mais informações deverão chegar nas próximas semanas.