ATIEVA ATVUS PRETENDE SER UM PESADELO PARA O TESLA MODEL S
Uma empresa como a Tesla e sua linha de modelos elétricos surge a cada cem anos. Ser uma empresa nova e em questão de pouco tempo poder competir com as maiores, tradicionais e já estabelecidas marcas do setor automobilístico é um sonho que muito poucas marcas novas de carros podem conseguir. No entanto, existem mais fabricantes de carros recém-criados que aspiram tornar-se uma nova Tesla.
Todos sabem que Silicon Valley é um dos centros tecnológicos dos Estados Unidos. As grandes empresas querem estar ali por muitas razões e entre elas está o talento dos jovens que buscam ser o novo Steve Jobs. Pois uma dessas empresas é a Atieva, que pretende ser o pesadelo da Tesla Motors em relação à criação de veículos impulsionados por eletricidade.
Quem lançou o embrião desta nova empresa foi o ex-diretor da Tesla, Bernard Tse. Em colaboração com o criador da Astoria Network, Sam Weng, buscou fortes aliados e agora dá um salto no mercado dos veículos Plug-in. A Atieva está respaldada também pelo fabricante chinês Beijing Automotive Industry Corporation (BAIC), pela Siemens para o fornecimento de baterias e um grupo de especialistas italianos que se encarregarão do design.
O Atieva Atvus apresenta uma carroceria de quatro portas muito elegante. Alguns de seus traços se assemelham ao Tesla Model S, entretanto, o Atvus tem um estilo próprio. Uma das principais características de seu design é a carenagem que cobre parte das rodas traseiras, ao estilo do antigo Citroën DS, o ‘tubarão’. Outra das características é a forma que tem sua parte traseira, que lembra vagamente outras criações da Citroën.
Em relação às suas características técnicas, é esperado que o Atvus Atieva tenha uma autonomia por volta dos 480 quilômetros. Com sua configuração motriz, deverá ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 ou 4 segundos. Estes dados são muito aos oferecidos pelo Tesla Model S em sua versão intermediária. Além disso, o Atieva poderá incorporar tecnologias, para que possa, por exemplo, circular de forma semi-autônoma.