ATUALIZAÇÃO DO AUDI Q4 E-TRON: MAIS AUTONOMIA, MAIS EFICIÊNCIA, MAIS EMOÇÃO AO VOLANTE

A Audi prossegue sistematicamente seu curso de crescimento em modelos totalmente elétricos. Em particular, a família Audi Q4 e-tron contribuiu ao forte crescimento das entregas no primeiro semestre de 2023 ( 51.2%). Agora, o SUV compacto elétrico se atualiza com ajustes no trem de rodagem, uma maior eficiência e um som característico. Além de um conceito de condução otimizado e uma maior potência de carga, também se amplia a gama de funções dos sistemas de assistência ao condutor: o assistente de condução adaptativo opcional ajuda agora a mudar de faixa.
Todas as versões do Audi Q4 e-tron incorporam uma grande bateria com uma capacidade líquida de 77 kWh (82 kWh brutos). Graças à otimização da química das células foi melhorada a potência de carga em corrente contínua, o que permite passar de 10 a 80% de capacidade em cerca de 28 minutos em condições ideais. A versão quattro alcança agora uma potência máxima de carga de 175 kW, e o modelo de tração traseira um máximo de 135 kW.
O recurso de proteção da bateria limita automaticamente o nível de carga a 80% para prolongar sua vida útil. Para garantir um planejamento inteligente da viagem e da carga, o planejador de rotas ‘e-tron route planner’ dá prioridade às estações HPC de alta potência (HPC: High Power Charging). Se for selecionada uma estação HPC como destino, o sistema ativa o condicionamento térmico da bateria para que o processo de carga seja o mais rápido possível. Pela primeira vez a família de modelos Audi Q4 e-tron também incorpora o pós-condicionamento: o sistema de gestão térmica do veículo esfria a bateria, por exemplo, se exceder a temperatura pré-definido após a condução e o processo de recarga.
Novo sistema de propulsão com maior eficiência e mais potência
Tanto na versão de tração traseira como na versão com tração quattro elétrica, todos os Audi Q4 e-tron incorporam agora um motor síncrono de imã permanente (PSM) de novo desenvolvimento no eixo traseiro que se destaca por sua maior eficiência e potência, e permite ao SUV compacto rodar mais quilômetros com uma carga da bateria. O Audi Q4 Sportback 45 e-tron, por exemplo, alcança uma autonomia de até 548 quilômetros no ciclo WLTP.
O Audi Q4 e-tron 45 e o Q4 Sportback e-tron 45 com tração traseira entregam uma potência de 210 kW (286 cv) e aceleram de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos (6.8 o SUV). As versões topo de linha Audi Q4 e-tron 55 quattro e Audi Q4 Sportback e-tron 55 quattro alcançam uma potência de sistema de 250 kW (340 cv) e aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 5.4 segundos. A velocidade máxima de todos os modelos é agora de 180 km/h.
O novo motor elétrico utiliza uma gestão térmica otimizada para conseguir uma maior eficiência que integra um sistema de refrigeração de baixo consumo. Graças à geometria e a disposição das engrenagens da transmissão, assim como aos componentes especiais que transportam e distribuem o óleo, as temperaturas no powertrain quase não aumentam. Por sua vez, o circuito de refrigeração garante que o óleo se mantenha na temperatura adequada. Além disso, o exterior do estator conta com uma camisa de refrigeração por água.
Direção mais precisa: um chassi com o DNA da Audi
Em linha com o DNA da Audi, a nova regulagem da suspensão melhora ainda mais o conforto, o prazer de condução e a estabilidade. Quer o modelo disponha da suspensão de série, como suspensão esportiva ou a suspensão com controle de amortecimento, as características da direção e a configuração dos amortecedores recebem novos ajustes que dão como resultado uma resposta mais precisa e um controle mais firme dos movimentos da carroceria.
Com a suspensão esportiva a carroceria é 15 mm mais baixa. Os novos ajustes para as molas, os amortecedores e a direção proporcionam uma experiência de condução equilibrada e sólida, com a sensação esportiva ao volante característica da marca dos quatro aros. Os modelos Audi Q4 e-tron respondem mais diretamente às alterações de direção para uma maior agilidade.
Nova função: mudanças de faixa assistidas
De forma opcional, a atualização da família Audi Q4 e-tron introduz pela primeira vez a função de mudança de faixa assistida em combinação com o assistente de condução adaptativo para velocidades superiores a 90 km/h em autopista. Como parte do pacote de assistentes pro, assim como do pacote de assistentes e sistemas de segurança plus, a mudança de faixa assistida pode ser ativada através do MMI.
O novo sistema utiliza setas de cor branca na instrumentação e na tela de realidade aumentada head-up display para indicar se é seguro mudar de faixa e em qual direção. Se o condutor inicia a mudança de faixa acionando o intermitente, o sistema lhe assiste ativamente na direção; e uma vez que o veículo se encontre na nova faixa, desliga o intermitente. Durante a manobra de mudança de faixa a pessoa ao volante conserva sempre toda a responsabilidade. As mudanças de faixa assistidas são possíveis graças à informação do radar traseiro.
Entre os sistemas opcionais, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo regula a distância com o veículo que circula pela frente acelerando e desacelerando. O assistente de condução adaptativo amplia a funcionalidade do controle de cruzeiro adaptativo utilizando leves correções da direção para que o veículo sempre circule pelo centro da faixa. Para manter o controle lateral basta que o condutor toque levemente o volante capacitivo, que faz parte do sistema, para confirmar assim que mantém sua atenção na condução.
O assistente de mudança de faixa ‘side assist’ supervisiona o trânsito que circula por trás e aos lados do carro, avisando o condutor se está prestes a mudar de faixa em uma situação crítica. Este sistema também utiliza a informação dos sensores de radar traseiros. Os principais sistemas de assistência ao condutor são de série, enquanto os sistemas opcionais se agrupam nos pacotes de assistência plus, pro e sistemas de segurança plus.
Uma identidade acústica única graças a um ‘som com caráter’
Os modelos da família Audi Q4 e-tron são inconfundíveis não só visualmente e por suas qualidades dinâmicas, mas agora também acusticamente. Com a atualização, a Audi dá opcionalmente aos SUVs compactos uma identidade acústica própria através de um som que os distingue de outros modelos de propulsão elétrica da marca de Ingolstadt e também de outros fabricantes, e pode reforçar o vínculo emocional entre o condutor de um Audi e seu veículo. Para aumentar ainda mais a segurança na via, todas as versões serão perceptíveis auditivamente em baixa velocidade e até 25 km/h.
O sistema de som gerado digitalmente, emitido através de dois alto-falantes exteriores na parte traseira e dois alto-falantes interiores nas portas traseiras, está disponível de fábrica como equipamento opcional. Este inconfundível som, que varia em função da carga e da velocidade até alcançar a velocidade máxima, tem um grande efeito de reconhecimento e expressa o caráter progressivo do veículo. Se for necessário o sistema pode ser desativado a qualquer momento a partir do menu do Audi drive select. O sistema de alerta acústico SAAV (Sistema de Aviso Acústico de Veículos) obrigatório por lei está integrado e ativo a todo momento, sem afetar o som do sistema de infotainment.