AUDI A3 DE 3 PORTAS SE DESPEDE DO MERCADO

Esta é outra das tendências atuais do mercado: os compactos com carroceria de três portas estão desaparecendo. As versatilidades da versão de cinco portas unidas ao seu design cada vez mais atrativo estão tirando do mercado os seus irmãos coupe. Muitas marcas lançam novos modelos do segmento e novas gerações dos já conhecidos somente nesse formato, o que está levando à extinção os primeiros. O próximo a se despedir será o Audi A3 de três portas, que deixará de ser fabricado no mês de novembro.
O argumento dado pela marca dos quatro aros é o esperado: as vendas. Ao que parece, a demanda pelo A3 com essa carroceria diminuiu de maneira considerável, por isso o fabricante alemão prefere cessar sua produção e aproveitar os recursos da planta de Ingolstadt, onde fabrica mais de meio milhão de carros por ano, para modelos com maior aceitação comercial como são o próprio A3 Sportback e o Q2.
O compacto alemão é o exemplo perfeito de como mudaram as tendências do mercado. Quando o A3 nasceu em 1996 foi colocado à venda somente com carroceria de três portas, e não foi até três anos depois, em 1999, quando começou a ser comercializada a versão de cinco portas. Após 22 anos de vida, 2017 será lembrado como o ano em que finalmente foi virada a chave. E não só pelo Audi A3, a lista de modelos que abandonaram o formato coupe é bastante longa: o novo Hyundai i30 só pode ser adquirido com cinco portas ou como perua, assim como o Renault Mégane, o Mercedes-Benz A Class e o BMW Série 1, para citar alguns importantes.