AUDI A4 E TTQ PODERÃO TER SISTEMA 4x4 ELÉTRICO
- A nova geração do A4 e o futuro TTQ poderão contar com um novo sistema de tração integral. Nas versões mais potentes, poderão chegar aos 413 cv.
Cerca de um ano após anunciar o sistema de tração integral elétrico, patenteado com o nome e-quattro, a Audi prepara a sua introdução em modelos de produção. O primeiro modelo a contar com esta tecnologia deverá ser o A4, na nova geração B9. Em seguida o TTQ, uma derivação SUV do TT com lançamento previsto para 2017. A tecnologia híbrida da Audi deverá conjugar o esforço de um motor térmico 2.0 TFSI com 296 cv, de um bloco elétrico menor com 55 cv acoplado na caixa automática - solução que permite uma redução de peso - e outro bloco elétrico com 118 cv propulsionando o eixo traseiro. Estima-se que o conjunto - semelhante ao que foi apresentado no concept de 2014 - debite até 413 cv nas versões mais potentes.
O sistema permite que o A4 e o TTQ possam funcionar com tração dianteira a velocidades mais elevadas ou com tração traseira na cidade, com a ação do motor elétrico. Dependendo das condições do piso, os carros poderão assumir um modo 4x4, melhorando a tração.
Os modelos híbridos plug-in da marca alemã se beneficiarão em breve de um sistema de carregamento por indução (sem fios).