AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT: CAMPEÃO EM CAPACIDADE DE CARGA

O segundo Audi A6 e-tron Concept: no âmbito de sua Conferência Anual de Imprensa 2022, a Audi adianta seu próximo modelo A6 e-tron na classe de luxo: o Avant. A marca de Ingolstadt apresentou o A6 e-tron Concept com carroceria Sportback há quase um ano no Salão de Shanghai, em abril de 2021. O A6 Avant e-tron Concept ilustra agora a síntese da tecnologia de propulsão pioneira e o mundo do design tradicional da Audi: a carroceria Avant.
Assim como o A6 e-tron Concept que foi apresentado em 2021, o A6 Avant e-tron também conta com um sistema de propulsão elétrica baseado na Plataforma Elétrica Premium (PPE) desenvolvida sob a liderança da Audi. Ao mesmo tempo, representa um novo conceito de design que compartilha dimensões com a versão Sportback: com um comprimento de 4.96 metros, uma largura de 1.96 metros e uma altura de 1.44 metros, se situa na classe de luxo. As linhas de sua carroceria significam uma evolução coerente da linguagem formal contemporânea da Audi. Elementos significativos como a grade Singleframe fechada e a faixa contínua de luz na parte traseira enfatizam seu parentesco com a linha e-tron de modelos Audi de propulsão elétrica.
No entanto, a carroceria do A6 Avant e-tron Concept não é um simples exercício de design. Suas proporções e sua elegante linha exterior antecipam como serão os futuros modelos de produção da Audi, oferecendo pistas sobre a elegância e o dinamismo que caracterizarão o design dos veículos de propulsão elétrica da marca dos quatro aros na classe de luxo.
“Com o Audi A6 Avant e-tron Concept oferecemos uma ideia completamente tangível dos futuros modelos de produção baseados em nossa nova plataforma tecnológica PPE”, declara Oliver Hoffmann, responsável de Desenvolvimento Técnico da Audi. “Não nos limitamos a eletrificar os 45 bem-sucedidos anos de história da carroceria Avant. O que queremos, sobretudo, é utilizar nossa capacidade técnica para acrescentar um sinal de exclamação. Em particular, isso inclui um sistema com tecnologia de 800 volts, uma potência de carga que alcança os 270 kW e uma autonomia WLTP de até 700 quilômetros”.
Ostentando o emblema A6, o concept destaca o papel da linha A6 na categoria dos sedans de luxo. Este modelo tem representado a marca em um dos segmentos de maior volume do mundo desde 1968, inicialmente e até 1994 através do Audi 100. A família A6 conta com versões Avant desde 1977, uma reinterpretação emocional e revolucionária da classe familiar ou perua. Com o Avant, cujas dinâmicas linhas se combinam com uma grande versatilidade, a Audi trouxe ao mercado um novo conceito de automóvel que foi imitado muitas vezes pela concorrência. Avant, termo derivado de avant garde e de um slogan publicitário da Audi de 1995, é uma palavra que criou escola: as peruas de design atraente são conhecidas como Avant.
Por sua parte, a tecnologia PPE permite que as linhas do carro se traduzam em um padrão de comportamento de condução dinâmica e de versatilidade para o dia a dia, compatível com a utilização em trajetos longos. Isso significa que, no futuro, um Audi A6 e-tron brilhará com uma autonomia de até 700 km - segundo a norma WLTP, dependendo do sistema de propulsão e da versão do modelo. E os representantes mais potentes da linha acelerarão de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Há ligeiras diferenças entre as cifras para o Sportback e o Avant.
A parte traseira do A6 Avant, tão bela como espaçosa, não é a única coisa que permite qualificar este carro como um campeão em capacidade de carga, em um duplo sentido. O sistema de propulsão e a tecnologia da bateria também justificam este título. Com seu sistema de 800 volts e uma potência de carga de até 270 kW, em uma estação de carga rápida pode recuperar energia suficiente para rodar cerca de 300 quilômetros em apenas 10 minutos.
O design: inconfundivelmente e-tron
Considerando suas dimensões, as mesmas dos modelos atuais das linhas A6/A7, o A6 Avant e-tron Concept é um claro representante da classe de luxo. Com suas proporções dinâmicas e seu elegante perfil, incluindo o design Avant típico da Audi, é evidente à primeira vista que foi concebido no túnel de vento.
A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na longa história de sucesso da Audi no segmento dos sedans de luxo. Com um valor de 0.30, o coeficiente aerodinâmico do Audi 100/C3 -o melhor de sua época em qualquer segmento - que já superava com folga seus concorrentes em 1982 e continuou a fazê-lo durante muitos anos, é lendário.
Agora, a família do A6 e-tron Concept escreve um novo capítulo nessa história de sucesso, demostrando mais uma vez que a marca dos quatro aros sempre combina forma e função em uma simbiose perfeita. O coeficiente aerodinâmico do Sportback, de 0.22, não tem precedentes entre os veículos elétricos de seu segmento. Com sua ampla linha de teto, o valor para o Avant é de somente 0.02 unidades superior. Isso quer dizer que o carro apresenta uma resistência aerodinâmica mínima, o que se traduz em um menor consumo de energia e, portanto, em uma maior autonomia. Ao mesmo tempo, o ajuste no túnel de vento permitiu, uma vez mais, modelar uma carroceria com um design que se caracteriza por uma harmonia e uma elegância excepcionais até o último detalhe.
As grandes rodas de 22 polegadas e as curtas saliências, o habitáculo plano e o dinâmico arco do teto conferem ao Avant proporções que lembram claramente às de um carro esportivo. A ausência de arestas proeminentes se traduz em transições suaves entre as superfícies convexas e côncavas em toda a carroceria, assim como em sombras suaves. Desta forma, o Audi A6 Avant e-tron Concept parece monolítico, como se tivesse saído de um único molde, particularmente na vista de perfil.
O arco do teto ligeiramente inclinado para trás e a inclinação do pilar D são traços típicos do desenho dos vidros dos Audi Avant; o pilar D se eleva a partir da base da parte traseira do veículo com uma forma especialmente aerodinâmica. Os chamativos arcos de roda quattro acentuam a largura da carroceria e, ao mesmo tempo, se integram de forma natural nas superfícies laterais. Estão conectados por uma inserção de tom preto na zona que demarca a posição da bateria, um elemento de design que já é um selo distintivo dos modelos elétricos da Audi, assim como os elegantes retrovisores virtuais com câmeras, situados na base do pilar dianteiro.
Sua parte frontal deixa claro de forma imediata que o Audi A6 Avant e-tron Concept é um representante dos veículos da marca de Ingolstadt com propulsão elétrica. Um traço característico é a grande grade Singleframe fechada, que está delimitada em sua parte inferior por marcadas entradas de ar para a refrigeração do powertrain, da bateria e dos freios. As molduras planas dos faróis se prolongam lateralmente, sublinhando a arquitetura horizontal da carroceria.
A influência do túnel de vento no design da traseira é inconfundível. A parte superior está moldada para criar uma borda de ruptura que aerodinamicamente funcional. O spoiler traseiro com molduras a cores acentua visualmente o perfil alongado e horizontal do A6 Avant e-tron Concept, além de realizar um importante trabalho com o fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica. Na parte inferior, as duas grandes saídas de ar do difusor traseiro estão integradas na zona do para-choque. Estes elementos, que também contam com uma moldura a cores, canalizam o fluxo de ar por baixo do veículo de forma que se reduzem as turbulências, o que reduz a resistência aerodinâmica e minimiza o efeito de elevação da carroceria com a velocidade.
O perfil esportivo do concept car se vê acentuado pela cálida cor Neptune Valley de sua carroceria. Enquanto que a pintura oferece um aspecto moderno e discreto quando o carro está na sombra, com seus pigmentos especiais produz um efeito envolvente em tons dourados suavemente cintilantes quando recebe a luz do sol.
Ver e ser visto: a tecnologia de iluminação
Os faróis dianteiros e as lanternas traseiras, planos e estilizados, se integram na linha da carroceria. As tecnologias Matrix LED digital e OLED digital permitem alcançar a máxima luminosidade e oferecem um grande rendimento inclusive com uma superfície mínima, e ao mesmo tempo permitem personalizar a assinatura luminosa. A equipe de designers de iluminação da Audi voltou a realizar um trabalho incrível: o concept car incorpora uma grande quantidade de novas funções e possibilidades de personalização em suas unidades de iluminação.
Três pequenos projetores LED de alta resolução se integram em cada lado da carroceria, transformando o solo em um autêntico cenário quando se abrem as portas: efeitos luminosos dinâmicos dão as boas-vindas aos ocupantes com mensagens em seu próprio idioma. A combinação de características de segurança e design estético tem uma importância especial para a Audi. Por isso, os pequenos projetores de alta resolução também mostram símbolos de advertência no solo; por exemplo, para avisar a um ciclista de que a porta do carro está prestes a abrir-se. Outros quatro projetores LED de alta resolução, integrados discretamente nos cantos do veículo, geram os sinais de indicação de giro. O desenho destas projeções pode adaptar-se conforme seja necessário em função da homologação vigente em cada mercado.
Os faróis Matrix LED digitais alcançam uma qualidade quase cinematográfica. Se o Audi A6 Avant e-tron Concept esta´ estacionado em frente a uma parede, por exemplo, enquanto recarrega a bateria, o condutor e os passageiros podem passar o tempo jogando um videojogo que utiliza diretamente a superfície da parede para projetar as imagens em formato XXL, em vez de fazê-lo em uma pequena tela no interior do veículo. E tudo isso através dos faróis Matrix LED digitais.
A parte traseira do concept car incorpora uma nova geração de elementos OLED digitais que, em forma de tira contínua de luz, atuam como uma tela. Também podem ser utilizadas para criar assinaturas luminosas digitais praticamente ilimitadas, assim como telas de iluminação dinâmicas que podem adaptar-se ao gosto pessoal de cada cliente. Uma novidade nas lanternas traseiras é a arquitetura tridimensional destes elementos OLED digitais que, ao adaptar-se à forma da carroceria, permitem integrar o design para que o espetáculo de luzes dinâmicas se perceba não só em duas dimensões, como até agora, mas com um impressionante efeito espacial 3D.
Assim como os faróis dianteiros, as lanternas traseiras atendem a todos os requisitos estabelecidos pelos desenvolvedores no que diz respeito às funções tradicionais da iluminação do veículo; ou seja, ver e ser visto. Na parte dianteira, a estrada fica iluminada de forma clara e brilhante com faróis que se adaptam de forma inteligente à situação do tráfego, ao clima e ao ambiente, além de comunicar-se com outros usuários. Na traseira, os faróis OLED digitais ultra brilhantes, homogêneos e de alto contraste podem aumentar de forma significativa o nível de segurança nas estradas do futuro.
Além disso, pela primeira vez as projeções em torno do carro permitem ampliar o alcance da comunicação com outros usuários da via além do próprio veículo: com a ajuda do sistema de conectividade inteligente, o A6 Avant e-tron Concept proporciona informação a outros usuários da via utilizando sinais visuais.
PPE: grande altura do solo e posição de condução baixa
A Plataforma Elétrica Premium (PPE) esta´ projetada especificamente para veículos de propulsão elétrica, o que permite aproveitar ao máximo todas as vantagens desta tecnologia. O elemento chave da futura frota de veículos com esta tecnologia é um módulo de bateria situado entre os dois eixos que tem uma capacidade por volta de 100 kWh no A6 Avant e-tron Concept. A utilização de toda a base do veículo permite que a bateria seja colocada em uma posição relativamente plana. Isso significa que, pela primeira vez, será possível utilizar esta plataforma tanto para veículos com uma grande altura livre do solo como para carros com uma arquitetura mais plana e decididamente dinâmica, como o Audi A6 Avant e-tron Concept, sem a necessidade de modificar a arquitetura básica.
O tamanho da bateria e a distância entre os eixos dos veículos baseados na plataforma PPE são escaláveis, o que permite adaptar a configuração para seu uso em diferentes segmentos do mercado. No entanto, todos eles terão em comum a relação entre uma longa distância entre os eixos e saliências muito curtas. Junto com as rodas de grande diâmetro, isso dá como resultado proporções básicas perfeitas, e não só em termos de design. Os ocupantes dos futuros modelos elétricos com a plataforma PPE também se beneficiarão da longa distância entre-eixos, que se traduz em um interior mais amplo e com maior espaço para as pernas em ambas as filas de bancos, uma vantagem chave em todos os segmentos. Além disso, os veículos elétricos também apresentam a vantagem que proporciona a ausência de um túnel de transmissão, que não é necessário com esta tecnologia.
Mas mesmo sem contar com o túnel de transmissão, os clientes da Audi não terão que renunciar ao característico sistema de tração quattro da marca dos quatro aros. A futura linha de modelos com a plataforma PPE contara´ com versões dotadas de um motor elétrico em cada eixo, coordenados para oferecer tração nas quatro rodas sob demanda e conseguir um equilíbrio perfeito entre dinamismo e eficiência. Além disso, a família e-tron também incluirá versões otimizadas para um consumo mínimo e uma máxima autonomia; neste caso, a propulsão correra´ a cargo de um único motor elétrico no eixo traseiro.
No Audi A6 Avant e-tron Concept, os dois motores elétricos oferecem uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. As rodas dianteiras se conectam ao chassi através de uma suspensão de cinco braços otimizada especialmente para veículos elétricos, com um eixo multibraço no eixo traseiro. O concept car conta com suspensão pneumática e amortecimento adaptativo.
A6 Avant e-tron: campeão em capacidade de carga
O coração da tecnologia de propulsão do Audi A6 Avant e-tron Concept, assim como de todos os futuros modelos baseados na plataforma PPE, é a tecnologia de 800 volts. Assim como no Audi e-tron GT, isso permite que a bateria do Audi A6 e-tron Concept possa ser carregada com até 270 kW em estações de carga rápida em muito pouco tempo. Esta revolucionária tecnologia entrara´ pela primeira vez no segmento dos veículos de luxo e de gama media com a Plataforma Elétrica Premium.
Desta forma, o Audi A6 Avant será um autêntico campeão em capacidade de carga, não só por seu espaçoso interior e sua capacidade de porta-malas. A tecnologia PPE permite tempos de recarga que se aproximam aos de uma parada para reabastecer um carro com motor térmico: precisa de apenas 10 minutos para armazenar energia na bateria para rodar mais de 300 km. E em menos de 25 minutos é possível carregar a bateria de 100 kWh do A6 Avant e-tron Concept de 5 a 80% de sua capacidade.
Juntamente com uma autonomia de mais de 700 km - em função do sistema de propulsão e a potência selecionados - os modelos da família A6 e-tron são adequados para serem usados como carro principal. Além disso, sua autonomia e o tempo necessário para a recarga esta´ à altura dos motores a combustão, o que lhe torna um carro perfeito para as necessidades cotidianas, tanto na hora de realizar deslocamentos curtos como para viagens longas por estrada.
Em termos de qualidades dinâmicas, o A6 Avant e-tron Concept supera os seus rivais com motor a combustão, algo que já é habitual nos carros elétricos. Graças ao elevado torque disponível a partir do primeiro momento, inclusive nos modelos de entrada da linha, projetados para a máxima eficiência, aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. No caso da linha superior e maior desempenho, este sprint pode reduzir-se a menos de 4 segundos.
Plataforma PPE: versátil, variável, elétrica
O primeiro veículo de produção totalmente elétrico da marca de Ingolstadt, o Audi e-tron, estreou em 2018. Desde então, a marca impulsionou de forma sistemática a introdução da mobilidade elétrica em toda sua linha de produtos. Depois do Audi e-tron SUV e do e-tron Sportback, o dinâmico e-tron GT - baseado em uma nova plataforma tecnológica desenvolvida de forma conjunta com a Porsche AG - foi apresentado em fevereiro de 2021. E apenas dois meses depois estrearam o Audi Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, dois exclusivos SUV compactos com uma plataforma tecnológica comum, a MEB do Grupo Volkswagen.
Os Audi A6 Sportback e-tron Concept e A6 Avant e-tron Concept são os primeiros membros de uma família de veículos baseados em outra inovadora plataforma tecnológica: a Plataforma Elétrica Premium (PPE). Sob a liderança da Audi, este sistema modular está sendo desenvolvido em colaboração com Porsche AG. Os primeiros veículos de produção da marca dos quatro aros construídos sobre esta plataforma serão lançados no mercado de forma sucessiva a partir de 2023.
A PPE é a primeira plataforma projetada para acomodar uma linha sem precedentes de automóveis elétricos de grande volume de produção em série, incluindo SUV e CUV com uma grande altura livre do solo, assim como carros com uma posição de condução baixa, que fazem parte da linha principal de produtos Audi, como a família A6.
Também há planos para ampliar a linha de veículos com plataforma PPE ao segmento B, que tem sido o de maior volume de mercado para a Audi durante décadas. Inclusive quando se trata do segmento D, a plataforma PPE é uma excelente base tecnológica que permite que os veículos elétricos também sejam atrativos para clientes que preferem conceitos de veículos além da categoria SUV, como por exemplo um Avant, característico da marca.
Deste modo, a Audi pode ampliar eficazmente sua oferta de veículos elétricos. Além disso, as economias de escala permitirão incorporar tecnologia dos segmentos de luxo, assim como distintas versões dos modelos em uma gama sem rival no mercado premium.