AUDI AVANTISSIMO CONCEPT: ADIANTANDO UMA PERUA PARA O SEGMENTO DE LUXO

As peruas familiares no segmento de luxo (F) são praticamente inexistentes, talvez exceto pelo Porsche Panamera Sport Turismo, mas houve uma época em que a Audi planejou ter una espécie de Audi A8 Avant, que mostrou em forma de protótipo no ano de 2001.
Aproveitou precisamente o Salão de Frankfurt daquele ano para revelar o chamado Audi Avantissimo, uma perua de 5.06 metros de comprimento, 1.91 metros de largura e 1.43 metros de altura, equipada com um poderoso motor de 4.2 litros V8 biturbo, com mais de 430 cv de potência e 600 Nm de torque máximo, herdado do próprio A8.
Naquela ocasião, a Audi apresentou sua ideia como “um projeto que traslada consequentemente as possibilidades do conceito Avant à classe do luxo”, e disse que era um passo decidido para o seu próprio futuro como fabricante, mas a verdade é que o modelo nunca chegou à produção, e foi o Audi A6 Avant quem tomou o seu papel no segmento E.
Entre os avanços que incorporava o protótipo, destacam-se a carroceria de alumínio Audi Space Frame, o sistema de tração total quattro e uma suspensão pneumática, assim como requeria na época um modelo digno do segmento carros de luxo.
É preciso dizer que as proporções da parte traseira do carro nos parecem um pouco estranhas, pelo menos hoje em dia, e também chamam a atenção as gigantescas rodas cromadas e as entradas de ar situadas justamente debaixo dos faróis dianteiros. O teto, por exemplo, contava com painéis solares para fornecer energia ao veículo com o motor desligado (para a climatização, por exemplo).
A grande tampa traseira envidraçada se abria de forma eletro-hidráulica e podia ser ativada de forma remota a partir de um comando à distância. Uma gaveta de acionamento elétrico oferecia também 70 litros de espaço de carga adicional no porta-malas, além disso, uma plataforma elétrica se estendia até 460 mm para facilitar a carga a partir do exterior.
Os bancos da parte traseira eram ajustáveis e ofereciam uma posição especialmente relaxada, comparável à dos bancos de primeira classe de um avião. Além disso, podiam ser movidos longitudinalmente (em 110 milímetros), o encosto reclinava até 19 graus, e os descansa braços (do console e das portas) eram ajustáveis em altura de maneira individual.
O Avantissimo serviu também para que a Audi apresentasse a primeira implementação do, naquela época, novo sistema multimídia MMI (Multi Media Interface), com um seletor giratório similar ao utilizado posteriormente em modelos de produção e uma tela na parte alta do console. O volante, por sua vez, integrava também comandos para controlar o sistema de áudio e o telefone.