AUDI CONCEPT SHANGHAI: UM NOVO SUV ELÉTRICO PARA A CHINA QUE CHEGARÁ EM 2021

Alguns já lhe deram o nome comercial de Audi Q5 e-tron, ao vê-lo exposto no estande da marca alemã no Salão de Shanghai 2021 vestido com a camuflagem promocional especial que a Audi utiliza quando seus novos modelos elétricos se encontram próximos de sua apresentação. Mas, nada mais longe da realidade, esta antecipação não é o esperado Audi Q5 e-tron que chegará em 2022.
Trata-se do Audi Concept Shanghai, uma das quatro novidades que a marca apresentou no grande evento chinês, um SUV que foi desenvolvido especialmente para este mercado, e onde será vendido de forma exclusiva a partir de 2022. A própria marca alemã confirmou que o modelo de produção destapará sua imagem no segundo semestre de 2021.
O concept do futuro elétrico guarda uma grande semelhança estética com o recém-apresentado Audi Q4 e-tron, o desenho dos faróis dianteiros muito finos, embora as funções principais se alojem em um segundo nível, e a forma do perfil com uma linha de teto muito plana que lhe confere um aspecto muito familiar. Apenas o desenho da grade Singleframe difere dos últimos modelos elétricos, com um design mais em linha com os e-tron e e-tron Sportback, uma malha de barras verticais e horizontais pintadas de prata.
As imagens também mostram finas lanternas traseiras unidas pela característica barra luminosa que é mantida. O Audi Concept Shanghai conta com um comprimento de 4.87 metros, uma dimensão muito em linha com a do também novo Volkswagen ID.6 e que permitirá oferecer versões de 6 e 7 lugares, de modo que se considera uma alternativa mais premium a este modelo.
Por enquanto se desconhecem suas especificações técnicas, mantidas em segredo tanto pela Audi como pela SAIC, o sócio que se encarregará de fabricá-lo em suas instalações de Anting, em Shanghai, e de comercializá-lo. Somente se conhece a capacidade da bateria equipada, de 83.4 kWh, e uma autonomia máxima de 560 quilômetros, dados confirmados em sua apresentação. Fontes chinesas apontam que pode tratar-se de um desenvolvimento sobre a plataforma MEB, mas também pode ser sobre a modificada MLB Evo.