AUDI CROSS COUPE QUATTRO: PODERIA SER CONSIDERADO O AVÔ DOS ATUAIS SUV COUPE DA MARCA ALEMÃ

Hoje em dia, com um segmento SUV que cresce em todos os formatos e tamanhos possíveis, com evoluções de todo tipo e condição, falar de um crossover com certos traços de coupe em seu perfil, é algo razoavelmente habitual.
Contudo, em 2007 não era tanto. Na verdade, naquela época, os SUVs ainda não eram o objeto de desejo em que se tornaram hoje em dia. Por isso que o protótipo que a Audi apresentou no Salão de Shanghai daquele ano foi uma autêntica ‘ave rara’.
Seu nome é Audi Cross Coupe quatro, e de certo modo servia como base para adiantar o que um tempo depois seria o Audi Q3 de produção. Para isso, contava com uma carroceria de cinco portas que declarava 4.38 metros de comprimento.
Esteticamente, chamava atenção a sua grande grade frontal, assim como os faróis, onde a tecnologia LED estava presente para todas as funções, incluindo a assinatura luminosa da luzes de condução diurna.
No entanto, na vista lateral podia ser apreciada a sua principal característica: uma pronunciada caída do teto na traseira, similar à de um coupe, assim como acontece hoje em dia, por exemplo, com os Q3 e Q5 Sportback.
Entretanto, este detalhe acabou não prejudicando o conjunto, já que o Audi Cross Coupe quattro anunciava um porta-malas com nada menos que 450 litros de capacidade.
No habitáculo, quatro ocupantes podiam viajar cada um em um banco individual - algo que se perdeu no Q3 de produção. E olhando nas imagens, os lugares traseiros ofereciam bastante espaço, tanto para as pernas como no que dizia respeito à largura.
Na parte mecânica, este concept recorria a um evoluído motor turbodiesel 2.0 TDI com 204 cv de potência e 400 Nm de torque, dotado de um sistema de injeção através de um duto comum e de uma avançada solução para reduzir as emissões de gases poluentes.
Tudo isso acompanhado do sistema de tração total quattro (com embreagem multidisco Haldex), a transmissão automática de dupla embreagem DSG e por um sistema de gestão da condução, dotado de três modos: dynamic, efficiency e normal.
E embora a primeira entrega do Q3 não contasse com essa atraente carroceria, hoje em dia os SUVs coupe abundam na Audi. O que mostra que, há quase 15 anos, este modelo estava realmente na frente do seu tempo.