AUDI DESCARTA PRODUÇÃO DO R8 PLUG-IN
Após muitos avanços e recuos, a Audi pode ter dispensado a oferta ao mercado de uma versão híbrida plug-in da segunda geração do seu topo de linha R8, prevista para 2015. De acordo com as declarações de Marie Suzane Ernst, responsável de produto da marca, a Audi prefere apostar exclusivamente em versões a gasolina e uma versão 100% elétrica e-tron (designação que abrange modelos híbridos e elétricos). Sobre esta última, Ernst disse que “não terá uma produção em série, mas se os clientes o quiserem poderão encomendá-lo”. Quanto à impossibilidade do lançamento de um híbrido plug-in a alemã justificou com a “falta de espaço para encaixar as baterias atrás. Talvez na próxima geração já haja espaço”.
Apesar de um R8 híbrido plug-in estar por enquanto posto de lado, Ernst deu a entender que a Audi continuará a apostar neste tipo de propulsores em outros modelos: “Podemos imaginar alguns modelos com plataforma MLB, por isso, em carros grandes”– o SUV Q7 é um dos possíveis candidatos. Tobias Meyer, responsável de marketing, acrescentou que “a tecnologia das baterias ainda não atingiu o seu potencial máximo”. Contudo, em modelos generalistas “a tecnologia híbrida plug-in é a mais adequada”. Meyer indica ainda que o R8 elétrico poderá vir a ser o primeiro modelo da marca de Ingolstadt a adotar o sistema de carregamento por indução (sem fios).
De acordo com notícias recentes é também provável que a Audi aposte num R8 com motor diesel. O novo R8 deverá estrear no Salão de Paris, em outubro.