AUDI E-TRON GT: VEM AÍ O GRAN TURISMO DE ZERO EMISSÕES

Uma das próximas apresentações que a Audi programou para este ano é a do e-tron GT. Trata-se de um sedan elétrico de estilo coupe que já foi antecipado há dois anos por um protótipo de idêntico nome cujo design parecia muito próximo ao de produção e se olharmos as imagens que a Audi acaba de divulgar, parece que a estética do elétrico de produção não mudará muito com relação ao Concept.
Estas primeiras fotografias oficiais deixam claro que os designers da marca se mantiveram fiéis à ideia original do protótipo apresentado no Salão de Los Angeles 2018. No entanto, sugerem algumas mudanças como uma linha de teto mais alta e arredondada, o que garante um maior espaço nos lugares traseiros, assim como as maçanetas das portas um pouco mais convencionais e rodas que baixam de 22 para 21 polegadas.
Com relação à parte mecânica, a Audi ainda não forneceu detalhes oficiais sobre o sistema de propulsão definitivo do e-tron GT. Por isso voltamos a tomar como referência o Concept, que era impulsionado por dois motores elétricos de 434 kW (590 cv) de potência e um pacote de baterias de 90 kWh de capacidade. Graças a isso e ao sistema de tração quattro, anunciava uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos com uma autonomia de 400 quilômetros segundo o protocolo WLTP.
Para atingir seus objetivos, o chefe de desenvolvimento técnico da marca alemã Ulrich Widmann resumiu: “tomamos alguns genes da Porsche aos quais serão adicionados muitos genes da Audi”. Não em vão este novo modelo utiliza a mesma plataforma com a qual foi construído o Porsche Taycan. A Audi promete que o seu modelo elétrico terá um rendimento dinâmico de alto nível que pretende mostrar a direção que a empresa quer tomar para sua divisão de alto desempenho.
A bateria do Audi e-tron GT Concept pode ser recarregada de diversas maneiras: utilizando um cabo que se conecta sob a tampa situada no para-lama dianteiro esquerdo, o por meio de indução sem cabo com o sistema Audi Wireless Charging. Neste caso, através de uma bobina instalada no solo da vaga de estacionamento que está conectada de forma permanente à rede elétrica. O campo magnético permite realizar a carga. Com uma potência de 11 kW, este sistema permite recarregar completamente o Audi e-tron GT durante a noite.
A recarga com cabo pode ser muito mais rápida, graças a um sistema de 800 volts. Isso reduz substancialmente o tempo de carga em comparação com os sistemas convencionais atualmente em uso. Assim, só leva cerca de 20 minutos para recarregar a bateria em 80 % de sua capacidade e oferece uma autonomia de mais de 320 quilômetros (norma WLTP). O Audi e-tron GT Concept pode, no entanto, utilizar pontos de recarga com menores voltagens, possibilitando ao usuário o acesso à totalidade da rede de recarga. Espera-se que o e-tron GT seja o primeiro Audi que permitirá a esperada carga rápida de 350 Kw, com a qual poder recarregar 80% da bateria em um tempo inferior a 12 minutos.
Um dos aspectos mais chamativos do Audi e-tron GT é o seu som. Por ser um veículo elétrico, os engenheiros tiveram que trabalhar profundamente para equipar o sedan de estilo esportivo com um inovador som eletrônico projetado por computador. Ele é composto por um total de 32 ecos e pode variar sua intensidade em função do programa de condução selecionado através do Audi Drive Select. Além disso, os clientes podem optar por um pacote opcional que adiciona dois amplificadores no porta-malas, dois alto-falantes externos no veículo e outros dois internos nas portas traseiras.
O Audi e-tron GT é o primeiro veículo de propulsão totalmente elétrica da marca que será fabricado na Alemanha, concretamente na fábrica da empresa dos quatro aros em Neckarsulm. Falamos de um cenário muito especial, pois se trata da planta que dá vida ao automóvel mais esportivo da casa, ou seja, o Audi R8, cuja linha de produção será compartilhada com o Gran Turismo elétrico. “Com a integração do Audi R8 e o Audi e-tron GT em Böllinger Höfe, ganha vida uma combinação única de artesanato e tecnologias de fabricação inteligentes. Estou especialmente orgulhoso do espírito e da paixão de nossa equipe”, comenta Wolfgang Schanz, responsável pela produção.
A versão definitiva, já sem a denominação Concept, deverá ser revelada definitivamente durante as próximas semanas, pois as primeiras unidades sairão da produção no final de 2020.