AUDI E-TRON RECEBE ATUALIZAÇÃO PARA MELHORAR SUA AUTONOMIA

Poucos dias depois da apresentação daquele que será o segundo carro elétrico da Audi, o novo e-tron Sportback, a marca alemã anunciou uma importante atualização para todas as versões do Audi e-tron. O objetivo é melhorar sua eficiência e, portanto, sua autonomia. O fabricante de Ingolstadt tirou da cartola um notável incremento da autonomia do seu primeiro elétrico.
Sob a premissa ‘cada detalhe conta’, os engenheiros responsáveis do Audi e-tron realizaram uma série de modificações para poder ampliar sua autonomia. Como resultado desta atualização, todas as versões deste SUV que sairão da linha de montagem contarão com cerca de 25 quilômetros de autonomia adicional. O melhorado Audi e-tron já se encontra à venda na Europa.
O novo Audi e-tron 55 quattro será capaz de rodar até 436 quilômetros segundo o ciclo WLTP, o que significa um aumento de 25 km. Esse aumento foi possível graças ao fato de o fabricante alemão ter feito uma série de ajustes técnicos. Em primeiro lugar foram montados novos freios, que reduzem o torque residual da frenagem, que está relacionado com as perdas de energia que são produzidas como resultado da proximidade das pinças de freio aos discos.
Por outra parte, o sistema de transmissão também é mais eficiente. Em uma condução normal, o motor do eixo traseiro é o que normalmente se encarrega da propulsão. Graças a certas otimizações, o motor elétrico dianteiro é desacoplado e desconectado do fornecimento elétrico quase por completo. Só no caso de o condutor solicitar mais potência entrarão em ação ambos os motores.
Também foi aumentada a margem de utilização da bateria. O e-tron 55 quattro tem uma capacidade total de 95 kWh, e agora oferece uma capacidade líquida utilizável de 86.5 kWh. Só os modelos da nova produção serão beneficiados desta atualização técnica.
Os engenheiros também realizaram melhorias no sistema de refrigeração. O sistema de gestão térmica foi revisado e agora regula de maneira mais eficaz a temperatura dos componentes de alta voltagem. A bomba de calor equipada de série canaliza o calor residual da bateria de alta voltagem para manter aquecido o habitáculo. Dependendo da temperatura exterior podemos estar falando de uma ampliação da autonomia em 10%.