AUDI INICIA A CONTAGEM REGRESSIVA PARA A CHEGADA DO NOVO Q9

Continua sendo intrigante por que a Audi ainda não lançou um SUV de grande tamanho acima do Q7. A Mercedes-Benz está vendendo o GL/GLS desde 2006, enquanto o BMW X7 existe desde 2018. Mas finalmente, esse vazio poderá chegar ao fim.
Sabemos que circulam rumores do Audi Q9 já faz alguns anos, mas agora o diretor da Audi Australia, Jeff Mannering, avançou algumas novidades a respeito. Em uma entrevista ao pessoal da CarSales, disse que o carro-chefe dos SUVs da Audi poderá chegar em 2026.
Quando questionado se faria sentido um modelo Q maior e mais caro, respondeu: “Sim, é claro. Se olharmos para outras marcas, podemos ver que não estamos presentes em alguns segmentos em outras estão. Veremos o que acontece nos próximos 24 meses”. Quando foi perguntado sobre o nome do modelo, Jeff Mannering sorriu e concordou que Q9 é uma denominação acertada.
É provável que o Audi Q9 aterrisse antes de 2026, já que a Automotive News informou que os concessionários norte-americanos poderão ter este veículo para venda em 2025.
O artigo publicado em 2022 afirmava que o Q9 será um SUV de sete lugares com amplo espaço para as pernas dos ocupantes da terceira fila. Os principais mercados para este carro deverão ser Estados Unidos e China.
Ao que parece, os concessionários dos Estados Unidos receberam a informação da chegada do modelo há mais de um ano. Se for cumprido o previsto, o Q9 será um dos últimos modelos novos da Audi que serão lançados com motores a combustão.
A partir de 2026, todos os veículos novos que sairem de Ingolstadt serão elétricos. A longo prazo, o objetivo é parar a produção de carros com motor a combustão interna em 2032, com uma possível exceção na China em função da demanda local.
O Q9 não será a única mudança na linha SUV da Audi, já que o Q2 desaparecerá após uma única geração. Enquanto isso, o Q6 e-tron elétrico sairá à venda este ano, junto com o Q6 e-tron Sportback, de linha coupe.