AUDI: NOVAS DENOMINAÇÕES E ADEUS AOS NÚMEROS
A Audi encontra-se em um período agitado, não só em relação às novidades térmicas e elétricas, mas também pelas novas denominações (sim, mudam de novo) que acompanharão os próximos modelos.
Já sabemos há algum tempo que os futuros modelos térmicos da marca alemã serão identificados com números ímpares, enquanto os elétricos com pares. A esta nova regra se soma outra: a marca irá abandonar os dois dígitos para identificar a potência dos diferentes motores.
O objetivo é a simplificação
Introduzida em 2017, a última nomenclatura mostra o número 30 para os veículos de até 130 cv e a cifra eleva gradualmente a 70 para os carros com mais de 540 cv. Cada número se combina com as inscrições TFSI, TDI e quattro, que simbolizam gasolina (também eletrificado), diesel e tração total, respectivamente. Sem esquecer a TFSIe para os híbridos plug-in nem a e-tron para os elétricos.
Agora, a Audi parece ter virado a página, segundo revelou Florian Hauser, diretor de Vendas e Marketing de produto dos modelos elétricos da marca aos britânicos da Auto Express, a quem falou de “uma oferta mais clara e simplificada”.
O processo começou com o Q6 e-tron, que já não apresenta os dois números em sua lista de preços, embora o Q8 e-tron já não mostre esses números na tampa traseira.
Início com os e-tron
Assim, o Q6 e-tron está disponível em versões básica, quattro e SQ6 e-tron, enquanto o RS Q6 e-tron chegará mais adiante. Esta nova denominação será aplicada primeiro a todos os modelos baseados na plataforma PPE, incluindo os próximos A6 e-tron e A6 e-tron Avant. Não se sabe, no entanto, se o processo englobará também o resto dos veículos do fabricante.
Como mencionado antes, esta mudança se une ao já anunciado sobre a numeração par e ímpar. Por exemplo, o A4 passará a ser A5, enquanto o A6 mudará para A7. E também se fala de um novo modelo, o Q9, que será térmico (provavelmente híbrido plug-in) para brigar com os Mercedes-Benz GLS e BMW X7. É quase certo que chegará em 2025, bem a tempo para começar a dizer adeus às novidades a combustão.
Na verdade, a partir de 2026 os novos Audi serão apenas elétricos, enquanto a produção de modelos térmicos encerrará em 2033.