AUDI PLANEJA 12 MODELOS ELÉTRICOS PARA 2025

Aproveitando a apresentação do primeiro SUV elétrico da marca, o e-tron, a marca alemã adiantou seus planos de futuro para os próximos anos, dando uma especial importância aos veículos eletrificados.
Em meados do mês de maio fazíamos aqui referência aos planos da Audi para um futuro marcado pela mobilidade elétrica, com a intenção de lançar uma série de veículos desse tipo durante os próximos anos. Agora, com a apresentação do e-tron, a marca detalhou um roteiro marcado pela eletrificação.
O compromisso do fabricante de Ingolstadt é total e aproveitando a chegada de seu primeiro SUV elétrico, soubemos que seu principal objetivo é contar com doze veículos com propulsão totalmente elétrica nos principais mercados do planeta em 2025. Para essa ocasião, estima-se que esse setor signifique um terço das vendas da empresa.
Os próximos a chegar serão os e-tron Sportback, planejado para 2019, e o e-tron GT Concept. Esse último estreará no Salão de Los Angeles no final deste ano e o fará sendo o primeiro veículo elétrico da Audi concebido sobre uma segunda plataforma. Além disso, utilizará uma tecnologia que foi desenvolvida em colaboração com a Porsche. Essa colaboração também significará a chegada de uma nova plataforma denominada PPE (Plataforma Elétrica Premium), pensada para servir de base a futuros modelos com transmissão totalmente elétrica, pertencentes a vários segmentos que vão desde o B até o D.
Outra das grandes novidades anunciada pela própria marca é a chegada de modelos 100% elétricos com as carrocerias Avant e Sportback. “A linha cobrirá todos os segmentos relevantes do mercado, desde o segmento compacto até a classe superior”, aponta a Audi.
Nesse sentido, o segmento A também receberá a chegada de vários modelos elétricos da Audi. Todos eles utilizarão a plataforma modular de eletrificação (MEB), desenvolvida em conjunto por várias marcas do grupo Volkswagen. Por enquanto não se conhecem mais detalhes a respeito, salvo que um deles está sendo desenvolvido de forma específica para o mercado chinês.
Por último, a marca anunciou que continuará ampliando sua linha de veículos híbridos plug-in. Nas palavras do diretor de Desenvolvimento Técnico da empresa, Peter Mertens: “No futuro, praticamente todos os segmentos do mercado incluirão modelos que funcionem com uma combinação de motores elétricos e um motor de combustão, e que possam ser recarregados em tomada de corrente elétrica.”