AUDI PREPARA NOVAS SOLUÇÕES HÍBRIDAS PARA SEUS MOTORES A GASOLINA
A Audi está preparando novas soluções híbridas para os seus motores a gasolina, que deverão chegar ao mercado em 2017. A marca de Ingolstadt já havia revelado que estava preparando novas soluções para melhorar a eficiência dos seus modelos, incluindo um sistema de recuperação de energia a partir da suspensão, e na sequência está também a aplicação de sistemas híbridos 'suaves' que poderão ser aplicados nas linhas mais baixas da marca, como o A1, A3 e A4.
A Audi procura desta forma, desprender-se da relativa dependência dos propulsores diesel e aplicar igualmente outras tecnologias associadas, como a do ‘assistente preditivo de eficiência’, que permite utilizar dados do terreno e do trânsito em tempo real para alternar de forma automática entre os tipos de motor (elétrico e térmico), podendo ainda providenciar uma função de 'roda-livre', ao desligar o motor em velocidades de cruzeiro e quando o motor não está em carga.
Na prática, os novos motores terão geradores integrados (Integrated Starter Generators - ISG) que funcionam tanto como motor de partida como alternador, ajudando ainda no envio de torque através da correia de transmissão. Por último, o sistema utiliza ainda uma bateria de íons de lítio mais compacta. Atualmente, a Audi já desenvolveu uma solução baseada em sistemas elétricos de 12V preparado para os modelos menores, mas tudo indica que a marca irá apostar em um sistema de 48V após 2017.
No caso dos sistemas elétricos de 12V, estes terão também a possibilidade de ativar o Start/Stop em velocidades abaixo dos 15 km/h e quando em velocidade de cruzeiro (por exemplo, a 120 km/h constantes), desligando o motor quando este não estiver em 'esforço'. No caso dos sistemas de 48V, previstos para uma segunda fase a partir de 2017, os motores poderão ficar desligados até 30 segundos, oferecendo até 16 cv suplementares. Será graças a esta tecnologia que a Audi pretende disseminar igualmente os turbos elétricos em sua linha.
Além desta iniciativa, a marca alemã apostará ainda em novas suspensões e em novas tecnologias autônomas que vão além das simples ajudas à condução já existentes.