AUDI Q4 40 E-TRON: A NOVA VERSÃO DE ACESSO À MOBILIDADE ELÉTRICA DA MARCA DOS QUATRO AROS

A Audi está fortalecendo a linha Q4 e-tron adicionando uma nova versão de entrada, o Audi Q4 40 e-tron. O modelo premium totalmente elétrico oferece amplo equipamento de série, autonomia de até 420 km na carroceria Sportback (410 km para o SUV) e potência de carregamento CC de 165 kW. Com pré-condicionamento manual da bateria e lembretes de manutenção preditiva, o Q4 40 e-tron garante ainda mais conveniência e facilidade na condução diária. A nova versão de entrada do modelo elétrico premium de mobilidade da marca dos quatro aros, equipado com uma bateria de 63 kWh de capacidade, estará disponível para encomenda na Europa a partir deste mês de fevereiro.
Mais autonomia significa mais paz de espírito. É por isso que a Audi está equipando os modelos básicos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron com uma bateria de maior capacidade, tornando a condução diária ainda mais relaxante. A partir de fevereiro, o SUV compacto estará disponível com uma bateria de 63 kWh (59 kWh líquidos), permitindo uma autonomia certificada WLTP de até 420 km na versão Sportback (410 km para o SUV). Em condições ideais, o estado de carga da bateria (SoC) aumenta de 10 para 80% em apenas 24 minutos usando uma estação de carregamento rápido. Até 155 km de autonomia podem ser recuperados com a carroceria Sportback (150 km para o SUV) em dez minutos. A potência máxima de carga CC é de 165 kW.
O Audi Q4 40 e-tron pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8.1 segundos. Sua velocidade máxima é de 160 km/h. A propulsão é fornecida por um motor síncrono permanentemente excitado (PSM) altamente eficiente localizado no eixo traseiro, que produz uma potência de 150 kW (204 cv). A capacidade de reboque de ambas as versões de carroceria é de 1.000 kg em uma inclinação de 12% e 1.200 kg em uma inclinação de 8%.
Paradas de carregamento mais curtas e tranquilidade para manutenção
Assim como nos outros membros da família Q4, os tempos de carregamento também são mais curtos para o Q4 40 e-tron, mesmo que os clientes não utilizem o planejador de rotas inteligente e a função de pré-condicionamento automático da bateria vinculada.
Os condutores que gostam de planejar suas próprias paradas de carregamento agora têm a opção de ativar manualmente o pré-aquecimento da bateria. O chamado pré-condicionamento manual é realizado por meio do MMI, que exibe a potência em kWh na qual o carregamento rápido da bateria poderia ser realizado naquele momento, e a potência adicional que estaria disponível graças ao pré-condicionamento da bateria de alta tensão. Esse recurso garante os melhores resultados possíveis em qualquer estação de carregamento.
Com o novo lembrete de manutenção preditiva, a Audi também oferece a opção de exibir uma visão geral clara dos itens relevantes para manutenção por meio do aplicativo myAudi. Graças aos indicadores codificados por cores, os clientes podem ver o status exato do seu veículo e de seus componentes a qualquer momento. Por exemplo, você pode encontrar informações sobre pastilhas de freio, bateria de 12 volts ou o conteúdo do kit de primeiros socorros. Quando o cliente ativa o lembrete de manutenção preditiva no aplicativo myAudi, a concessionária pré-selecionada entrará em contato para agendar um horário. Com esse recurso, o processo de manutenção é mais eficiente.
Conectividade ideal para cada situação
Assim como o restante da linha Q4 e-tron, a nova versão de entrada também oferece acesso à loja de aplicativos da Audi via MMI. Sem a necessidade de usar um smartphone, ele oferece acesso a uma ampla e crescente seleção de aplicativos populares nas categorias de notícias e podcasts, esportes e jogos, e vídeos e entretenimento. Para uso, um pacote de dados de 25 GB por um ano está incluído e pode ser ativado através da Cubic Telecom1. A conexão de dados é estabelecida diretamente pela antena externa do veículo, o que melhora a qualidade do sinal e economiza a bateria do smartphone.
Os clientes também podem planejar o carregamento do veículo com total precisão usando o sistema de navegação. Os filtros podem ser usados ??para definir o nível de carga da bateria desejado em um destino ou para selecionar estações de carregamento de fornecedores específicos, por exemplo, a IONITY. A interface permite que um smartphone seja conectado ao veículo e transfira seu conteúdo diretamente para a tela táctil do MMI. Certos conteúdos, como navegação, telefonia, música e certos aplicativos de terceiros, podem ser transmitidos sem fio ou por meio de um cabo USB-C.
O ChatGPT inclui uma variedade de opções que vão além do sistema de controle de voz anterior. O sistema aprimorado permite controlar as configurações de infotainment, navegação e climatizador, além de ser possível fazer perguntas. Como as informações podem ser solicitadas em linguagem natural, dirigir é mais seguro porque o motorista pode sempre manter os olhos na estrada. O ChatGPT é alimentado pelo Azure OpenAI Service. A base para esse novo recurso para clientes da Audi é a solução Chat Pro da Cerence Inc. com integração ChatGPT de nível automotivo.
Amplo equipamento de série
O amplo equipamento de série inclui, entre outras coisas, o Audi MMI navigation plus, o Audi virtual cockpit com tela de 10.25 polegadas (26 cm) e bancos dianteiros aquecidos. Também está incluída a suspensão esportiva, que baixa a carroceria em 15 mm em comparação com a suspensão de conforto, melhorando assim a autonomia elétrica, bem como o Audi drive select, com cinco modos de direção: ‘auto’, ‘comfort’, ‘dynamic’, ‘efficiency’, ‘individual’ e direção progressiva, todos voltados para melhorar o conforto de direção. A tampa traseira operada eletricamente também é de série e, em combinação com a chave de conforto opcional, pode ser ativada por um gesto do pé. Os pedidos para ambas as versões de carroceria do modelo podem ser feitos a partir de meados de fevereiro.