AUDI Q5 SPORTBACK: O ESPERADO NOVO SUV COUPE APARECE DESCOBERTO NA CHINA

A Audi continua trabalhando a pleno vapor no desenvolvimento do próximo modelo que passará a engrossar as filas de sua linha SUV. Trata-se do esperado Audi Q5 Sportback, um interessante SUV Coupe que está destinado a desempenhar um papel protagonista e que neste caso, fará o papel de ‘irmão maior’ do atual Q3 Sportback, um modelo que está colhendo números de vendas mais que aceitáveis.
Nos últimos meses tivemos a oportunidade de nos aproximar em várias ocasiões ao processo de desenvolvimento do novo Q5 Sportback através de fotos flagrantes. Agora, mais uma vez, este novo crossover foi avistado a plena luz do dia. No entanto, o mais relevante é o volume de camuflagem que porta o veículo de testes e o local onde foram tomadas estas fotografias.
O esperado Q5 Sportback foi flagrado na China e praticamente sem camuflagem. E mais, conta apenas com uma pequena quantidade de camuflagem que se concentra nas lanternas traseiras. À primeira vista pode parecer que estamos diante de um simples Q3 Sportback destinado ao mercado chinês. No entanto, basta dar uma olhada na traseira para perceber que se trata de outro modelo, o Q5 Sportback.
As semelhanças entre ambos os modelos serão obvias, especialmente na parte frontal, abrangendo a grade e as entradas de ar situadas no para-choque dianteiro. Isso permitirá que a Audi crie uma ‘conexão’ estética para que, como assinalado previamente, o novo Q5 Sportback adote o papel de ‘irmão maior’ do Q3 Sportback dentro da família de modelos Q da Audi.
A tampa traseira terá dimensões maiores e as lanternas traseiras serão ligeiramente reposicionadas, assim como a placa da matrícula. Tampouco podemos ignorar o desenho do para-choque traseiro. A linha e a caída do teto serão outros dos traços característicos deste tipo de carroceria que nos últimos anos ganhou muitos adeptos.
A Audi tem um claro objetivo com o desenvolvimento do Q5 Sportback, enfrentar modelos tão relevantes como o BMW X4 e o Mercedes-Benz GLC Coupe. Não será nada fácil, mas a marca de Ingolstadt apostará muito forte no equipamento tecnológico, especialmente em termos de segurança e de conectividade.
A linha de motores do novo Q5 Sportback será compartilhada com o Audi Q5. Estará disponível junto a uma seleção de mecânicas a gasolina e diesel. A tecnologia híbrida leve (Mild Hybrid) de 48 volts estará muito presente. Todos os motores estarão associados a uma transmissão automática e dependendo do motor escolhido, haverá uma configuração de tração dianteira ou quattro. Agora, na China a oferta será um pouco mais reduzida, apostando tudo na gasolina.
Por outra parte, devemos lembrar que a própria marca deixou aberta a porta ao desenvolvimento de um SQ5 Sportback e um RS Q5 Sportback. O que não está claro é se contará com uma versão híbrida plug-in, embora seja algo que tampouco se possa descartar. Pelo menos de momento.
O novo Q5 Sportback será apresentado ainda este ano. Previsivelmente em algum momento do último trimestre de 2020. O modelo para o ocidente será produzido na fábrica da Audi em San José Chiapa (México), onde já é produzido o Q5. Por outro lado, os exemplares do Q5 Sportback destinados à China serão fabricados por lá mesmo.