AUDI Q6L E-TRON: MAIS ESPAÇO PARA AS PERNAS E 700 KM DE ALCANCE

Os Audi Q6 e-tron são os primeiros modelos de produção na Plataforma Elétrica Premium (PPE), marcando o próximo passo na transformação da empresa em um fornecedor de mobilidade elétrica premium. No Salão de Pequim 2024, a marca dos quatro aros apresenta uma versão sob medida para o mercado chinês - o Audi Q6L e-tron.
O carro movido a eletricidade será apresentado no salão do automóvel da primavera na capital chinesa. A versão de série fará a sua estreia pública no quarto trimestre de 2024. Assim como outros modelos da PPE para o mercado chinês, o Audi Q6L e-tron será produzido localmente em uma nova fábrica em Changchun. As primeiras entregas aos clientes ocorrerão em 2025.
O Audi Q6L e-tron é definido pelo impressionante desempenho de condução e carregamento, excelente eficiência e um alcance ainda maior do que o modelo global. A distância entre os eixos, maior em 105 milímetros, também permite a instalação de uma bateria maior. Com ele, serão possíveis autonomias CLTC superiores a 700 quilômetros. A letra ‘L’ no nome sinaliza a longa distância entre os eixos, mas também está se tornando a marca registrada da excelente capacidade de longa distância.
A Audi vem construindo modelos ‘L’ com distância entre os eixos estendida para o mercado chinês há décadas. O A6L e o A4L são as versões de grande volume mais conhecidas, ao lado do Q5L, A8L e A8L Horch. Agora, a Audi está adicionando o modelo L à família Q6 e-tron - proporcionando ainda mais espaço, conforto e usabilidade no dia a dia. Juntamente com a nova filosofia de design interior, o Q6L e-tron está criando no mercado um espaço muito exclusivo e generoso para os passageiros.
O Audi Q6L e-tron resume o design distintivo de SUV da Audi com uma linguagem de design específica do e-tron desenvolvida de forma consistente. O Audi Q6L e-tron difere da versão global, e isso fica evidente desde o início. Acima de tudo, a parte dianteira redesenhada, com uma evolução da face da marca Audi, dá destaque à versão específica para a China.
Para acentuar o design exterior progressivo e único do Q6L e-tron, cores exclusivas estarão disponíveis para esta versão específica para a China. Lilac Grey, mostrado no exterior do modelo no Salão de Pequim, é um deles.
Com a distância entre os eixos estendida e uma linha de teto proporcionalmente esticada e ampla, as linhas laterais são particularmente elegantes e em perfeita proporção. Tecnologias pioneiras, especificamente nas unidades de iluminação, iniciam o próximo capítulo da eletromobilidade para os Quatro Aros e continuarão a fazer da ‘Vorsprung durch Technik’ uma experiência diária na China.
A PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche, e a arquitetura eletrônica E3 1.2 são marcos importantes na expansão da gama global de modelos elétricos da Audi. Eles marcam o início de um fortalecimento e rejuvenescimento abrangente do portfólio de modelos.
“Com o Q6L e-tron, estamos trazendo os benefícios tecnológicos da nossa nova Plataforma Elétrica Premium para a China. O modelo ressalta nossa promessa de oferecer veículos elétricos em todos os segmentos principais até 2027”, disse Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, durante a estreia mundial no Salão de Pequim.
Alcance impressionante e desempenho no carregamento
Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes, e uma bateria de íons de lítio recentemente desenvolvida composta por 12 módulos e 192 células prismáticas com capacidade bruta total de 107 kWh ( 7 kWh em comparação com a versão que estará disponível no lançamento no Q6 e-tron quattro e no SQ6 e-tron garantem um alcance superior a 700 quilômetros de acordo com o CLTC.
Graças à tecnologia de 800 volts e à capacidade máxima de carregamento DC de 270 kW de série, são possíveis paradas curtas de carregamento com o Audi Q6L e-tron. Até 260 quilômetros de autonomia podem ser recarregados em apenas dez minutos numa estação de carregamento adequada (High Power Charging, HPC). O estado de carga (SoC) aumentará de 10 para 80% em 25 minutos.
O gerenciamento térmico inteligente dá uma contribuição essencial para o alto desempenho de carregamento e longa vida útil da bateria de alta tensão do Q6L e-tron.
O Audi Q6L e-tron será oferecido como versão de tração traseira com potência de sistema de 255 kW e tração integral quattro com 345 kW. A versão com tração traseira oferece eficiência e autonomia significativas, e a versão quattro oferece excelente tração e dinâmica de direção.
Elegância e evolução: o exterior
O Audi Q6L e-tron está posicionado no segmento premium de médio porte. Com o comprimento do veículo de 4.884 milímetros, largura de 1.965 milímetros e altura de 1.687 milímetros, o SUV oferece máximo espaço, conforto e adequação para o uso diário. A distância entre os eixos de 2.995 milímetros permite espaço para as pernas de classe executiva nos bancos traseiros.
Graças à Plataforma Elétrica Premium, a família de modelos Audi Q6 e-tron tem proporções perfeitas. A versão L supera a aparência dos outros modelos com a elegância notável de sua longa distância entre os eixos e linha de teto alongada. Combinado com esta elegância, o seu visual marcante de SUV garante uma aparência incomparavelmente dinâmica. Superfícies de formato orgânico são estruturadas pelas linhas precisas do corpo e criam uma interação característica entre luz e sombra, mesmo quando estacionárias.
É afilado na parte traseira e os pilares D suavemente inclinados fluem elegantemente para os ombros de formato característico. A abertura dos pilares D em direção ao teto torna o veículo mais dinâmico, fazendo com que a cabine pareça mais prolongada. Uma linha marcante que vai das lanternas traseiras às portas traseiras enfatiza a seção superior das ‘bolhas quattro’ - os contornos da carroceria sobre os quais a cabine parece repousar. Esta ênfase escultural no volante é um elemento central do DNA de design da Audi. A Audi chama esse princípio central de design de “tornar a tecnologia visível”. A traseira dinâmica cria uma mistura de elegância esportiva e potência. Com a sua faixa luminosa contínua, esta arquitetura traseira dá ao Q6L e-tron a clareza e autoridade típicas da Audi.
As rodas de 21 polegadas são otimizadas aerodinamicamente, invertendo visualmente a clássica distribuição de superfície de raios finos e entradas de ar planas. Aqui, as aberturas compactas quebram apenas ligeiramente o design plano das rodas porque os freios a disco raramente são usados e, portanto, requerem pouco ar de resfriamento.
As maçanetas integradas quase niveladas nas superfícies das portas também são novas e inéditas na Audi. Um sensor de proximidade na parte inferior das maçanetas destrava a fechadura quando necessário - as molas da porta abrem facilmente sem qualquer esforço e só precisam ser abertas manualmente.
A frente vertical é um desenvolvimento evolutivo da marca e-tron. Como é típico de um Audi movido a eletricidade, a área central do Q6L e-tron é aerodinamicamente fechada e integrada de forma otimizada. Pela primeira vez, para o mercado chinês, a marca desenvolveu um design frontal completamente novo: os designers da Audi incorporaram o elemento central no painel mais amplo, ambos na cor preto brilhante. Isto transforma a frente numa escultura enfaticamente horizontal que se estende até os lados, fazendo com que o SUV pareça mais plano e orientado para a estrada. As grandes entradas de ar laterais enfatizam a aparência dinâmica, enquanto as proporções planas da unidade de luz dividida dão ao Q6L e-tron uma expressão determinada.
Os logotipos da marca com os quatro aros, iluminados pela primeira vez, são novos na frente e na traseira. Uma luz de projeção suave conecta-os visualmente aos faróis da grade. O Q6L e-tron também é claramente reconhecível como um Audi em seu design noturno.
Tecnologia de iluminação inovadora
Com a família Q6 e-tron, a Audi inicia um novo capítulo na mobilidade elétrica e na tecnologia de iluminação. Com a assinatura luminosa digital ativa, o SUV elétrico inaugura uma nova era caracterizada por design e estética exclusivos encontrados apenas na Audi.
Um módulo de software em um dos cinco computadores principais do Audi Q6L e-tron torna possível esta forma de assinatura luminosa. No caso das lanternas traseiras OLED digitais de segunda geração, os seis painéis OLED com 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido.
Graças à síntese perfeita entre design de luz e tecnologia pioneira, a luz do novo Audi Q6L e-tron parece mais viva e inteligente do que nunca.
A assinatura de luz digital ativa confirma o status da Audi como pioneira na indústria em tecnologia de iluminação.
Na frente, a assinatura luminosa digital ativa é criada pelo algoritmo interagindo com doze segmentos que diminuem de intensidade para cima e para baixo. Na parte traseira, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para esse fim. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a imagem geral da assinatura luminosa permanece sempre constante, mesmo em termos de brilho.
A tecnologia, que é usada pela primeira vez no Audi Q6L e-tron, também estabelece novos padrões em termos de individualização: com oito assinaturas luminosas digitais nas luzes diurnas redesenhadas dos faróis Matrix LED e na segunda geração opcional de lanternas traseiras digitais OLED, o Q6L e-tron pode ser personalizado de uma maneira totalmente nova. Alternar entre as assinaturas no menu do veículo correspondente é rápido e fácil.
Com a segunda geração de lanternas traseiras digitais OLED, o Audi Q6L e-tron leva o design de iluminação, a funcionalidade e, portanto, a segurança viária a um novo nível. Pela primeira vez, as lanternas traseiras digitais OLED podem se comunicar com o ambiente circundante de forma direcionada.
A Audi também melhorou sistematicamente as suas funções de segurança. A função de detecção de proximidade, já presente em outros modelos Audi, foi aprimorada no novo Q6L e-tron para incluir a luz de comunicação. Ele avisa outros usuários da estrada sobre acidentes e avarias. Para isso, em situações críticas de condução ou de trânsito, a luz de comunicação apresenta uma assinatura luminosa traseira estática específica com símbolos de aviso integrados na luz traseira combinada digital OLED.
Também um claro benefício para a segurança: um elemento de luz LED está localizado na parte inferior do spoiler traseiro, que projeta a luz de freio central no vidro traseiro em uma área grande e altamente visível quando os freios são acionados.
Mais adaptados do que nunca à China: interior, infotainment e assistência ao condutor
“O Q6L e-tron terá mais diferenciação do modelo global do que nunca, tanto no que diz respeito ao design exterior quanto à experiência digital do interior. O interior do Audi Q6L e-tron será mais consistentemente orientado do que nunca para as necessidades dos clientes chineses”, disse o CEO Gernot Döllner. Além de uma oferta exclusiva de design de interiores, os engenheiros da Audi nos departamentos de Desenvolvimento Técnico em Pequim e na Alemanha integraram inúmeras funções de infotainment projetadas para atender os desejos dos clientes e refletir as exigências do mercado chinês. Assim, o interior do veículo torna-se uma experiência digital individualizada para motoristas e passageiros chineses.
Pela primeira vez, um conjunto de sistemas de assistência ao condutor altamente sofisticado também foi desenvolvido exclusivamente para atender às expectativas dos clientes chineses. A Audi apresentará uma série de funções de assistência à direção personalizadas para a China no Q6L e-tron, incluindo o adaptativo Driving Assistant Pro e o Parking Assistant Pro. Com base em um sistema abrangente de sensores (incluindo sensores lidar e radar, câmeras e sensores ultrassônicos) e tecnologias V2X, essas funções ajudarão o motorista em cenários muito mais amplos de direção e estacionamento do que qualquer modelo Audi anterior. Juntamente com várias funções adicionais, como a assistência à marcha à ré, o Q6L e-tron abrirá novas dimensões de conforto e segurança para os clientes chineses.
A base - tanto para infotaimnent quanto para assistência ao motorista - é a recém-desenvolvida arquitetura eletrônica E3 1.2. O nome E3 significa Arquitetura Eletrônica Ponta a Ponta. Durante o desenvolvimento, o objetivo principal era criar uma estrutura padronizada e preparada para o futuro. A arquitetura orientada a funções é baseada em uma nova estrutura com cinco computadores de alto desempenho (Plataforma de Computação de Alto Desempenho, HCP), que controlam todas as funções do veículo - desde funções de infotainment e direção até a condução semiautônoma em estágios evolutivos posteriores. A arquitetura eletrônica mais poderosa até hoje em termos de poder computacional é consistentemente voltada para as necessidades do cliente.
Um dos focos do desenvolvimento foi a rede segura e de alto desempenho de computadores de domínio, unidades de controle, sensores e atuadores para dominar sistemas mais complexos e manter a modularidade. Além disso, o E3 1.2 é caracterizado por uma conexão de back-end contínua e de alto desempenho para aplicativos de dados de enxame Car-to-X e funções off-board com uso intensivo de computação.
Na China, para a China - produção em Changchun
O Audi Q6L e-tron e outros modelos para o mercado chinês baseados na plataforma PPE serão construídos em uma nova fábrica em Changchun. A unidade de produção e sede da Audi FAW NEV Company não é apenas a primeira fábrica da Audi na China a produzir exclusivamente veículos totalmente elétricos, mas também estabelece novos padrões em digitalização, eficiência e sustentabilidade. Com o seu programa ambiental global ‘Mission:Zero’, a Audi está comprometida com a descarbonização, o uso responsável da água, a eficiência dos recursos e a biodiversidade - também nesta nova fábrica.
Isso significa que a Audi FAW NEV Company utiliza tecnologias energeticamente eficientes e sustentáveis em todas as áreas de produção. A empresa também monitora continuamente a eficiência de todos os equipamentos.
O Q6L e-tron iniciará a produção local no final de 2024, com entregas aos clientes a partir de 2025. Outros modelos de volume virão a partir de 2025 com versões do Audi A6 e-tron.