AUDI Q7 OVERLAND: ESTE SELVAGEM SUV ESTÁ PREPARADO PARA O DESERTO
Se pensarmos em SUVs puros, poderão vir à mente marcas como Land Rover, Mercedes-Benz e Toyota, mas nunca pensaríamos na Audi, já que a marca alemã nunca teve em sua linha um verdadeiro modelo off-road.
A ausência de um off-road puro na linha da Audi fez com que o proprietário de um Audi Q7 de primeira geração, residente no Kuwait, transformasse seu veículo em um monstro apto para enfrentar aventuras pelo deserto.
Graças ao vídeo divulgado pela Auditography, canal do qual já falamos em outras ocasiões, podemos conhecer a história deste proprietário e do seu brutal Audi Q7. Ele costumava conduzir pelo deserto em algum Jeep, Nissan Patrol ou Toyota Land Cruiser, até que decidiu que queria fazer isso com o seu SUV alemão.
Assim, transformou seu modelo com motor VR6 no que chamou Audi Q7 Overland, um veículo com uma altura livre em relação ao solo muito maior, uma suspensão muito mais capaz fora do asfalto e, é claro, pneus todo-terreno e todo tipo de acessórios off-road.
A lista completa de modificações pode ser encontrada na descrição do vídeo que pode ser visto abaixo, mas cabe destacar algumas das mais interessantes, como os para-choques dianteiro e traseiro sob medida, que melhoram notavelmente os ângulos de ataque e saída do modelo.
Também chamam à atenção o sistema de escape com quatro saídas posteriores, os diversos faróis LED auxiliares por todo o veículo e um painel solar flexível sobre o capô. O modelo inclui até uma geladeira e um chuveiro, para relaxar uma vez terminada a travessia pelo deserto.
O interior, que é praticamente de série, conta com uma nova tela de 10.5 polegadas no console central e outra mais à esquerda do condutor que permite controlar todos esses LED auxiliares. Logicamente, tanto a geladeira como o chuveiro estão no porta-malas.
Onde não há nenhuma alteração é debaixo do capô, já que este Audi Q7 de 2008 mantém o motor aspirado de 3.6 litros e 6 cilindros, que segue oferecendo 280 cv de potência e 360 Nm de torque máximo, e se combina com a tração quattro. Pelo menos de série, este modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8.3 segundos e de alcançar 225 km/h.