AUDI R8 COUPE GT V10 RWD: UMA EDIÇÃO ESPECIAL COM GOSTO DE DESPEDIDA
O Audi R8 Coupe GT RWD está de volta. A segunda geração desta versão de produção limitada, mais leve e refinada do superesportivo está limitada a somente 333 exemplares para todo o mundo. O Audi R8 Coupe V10 GT RWD 2023 é propulsionado pelo mais do que conhecido motor V10 aspirado de 5.2 litros da casa.
A boa notícia é que nesta nova entrega desenvolve 620 cv de potência e 565 Nm de torque máximo que vão diretamente ao eixo traseiro. Cada exemplar conta com uma numeração sequencial, um pacote de carroceria de carbono e 20 quilos a menos de peso que a versão convencional. Sem dúvida alguma, estamos diante da receita do sucesso. Chegará no próximo ano.
Agora, não será barato, já que na Alemanha parte dos 225.000 euros. O novo Audi R8 GT exibe em seu exterior o mesmo tom Matte Suzuka Grey que foi usado na primeira geração, embora de forma opcional possa ser solicitado em Tangorot Metallic e Daytona Grey Metallic. Os emblemas do superesportivo, incluindo as letras ‘R8 GT’ na parte traseira, recebem um acabamento em preto.
O selvagem pacote de carroceria de carbono foi ajustado no túnel de vento. Conta com um divisor dianteiro, flics, saias laterais, elementos dos lados do para-choque traseiro e um proeminente difusor, tudo isso arrematado em alto brilho. O aerofólio traseiro recebe um tratamento similar, com sua própria suspensão de estilo pescoço de cisne para melhorar o fluxo de ar.
Nas entranhas do R8 Coupe GT RWD 2023 descansa o motor V10 aspirado de 5.2 litros. A grande novidade é que conta com as cifras do Audi R8 quattro. Isso o converte no modelo de tração traseira mais potente na história da Audi. A potência é enviada às rodas traseiras através de uma transmissão S Tronic modificada com 7 velocidades.
Os tempos de mudança e as relações de transmissão foram ajustadas para o GT. Agora proporcionam melhor aceleração e uma velocidade máxima mais alta. Este R8 GT acelera de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos (0.4 segundos mais rápido que o RWD Coupe). Para o sprint de 0 a 200 km/h são necessários 10.1 segundos. A velocidade máxima é de 320 km/h.
Graças à tecnologia que equipa, o R8 GT RWD oferece aos clientes uma sobreviragem precisa e controlada através de um botão localizado no volante, que também ativa o novo modo Torque Rear Drive, que oferece até sete perfis predeterminados para ajudar que a parte traseira se desloque lateralmente.
A Audi informa que o sistema usa o controle de tração para modular o deslizamento que é oferecido. Ao mesmo tempo, os sensores de velocidade das rodas, o ângulo de direção, a posição do pedal do acelerador e a marcha selecionada são controladas para ajustar a saída ao eixo traseiro. A isso é preciso somar uma economia de peso que situa a balança em 1.570 kg.
Isso foi conseguido graças às leves rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Sport Cup 2, aos freios carbocerâmicos e aos bancos do tipo bucket. Todos eles são de série. Os componentes da suspensão dianteira também perderam peso, ao mesmo tempo que foram projetados para melhorar a condução, especificamente a barra estabilizadora dianteira e suas bielas.
A barra estabilizadora é feita de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Por sua parte, as duas conexões da barra de acoplamento são elaboradas em alumínio anodizado vermelho. Como opcional, o Audi R8 GT é oferecido com amortecedores mais esportivos, que oferecem a capacidade de ajustar os níveis de compressão e rebote.