AUDI R8 V6 BITURBO NÃO CHEGARÁ AO MERCADO, PELO MENOS NESSA GERAÇÃO

Ao contrário do que a Audi chegou a dizer, ainda que de forma não oficial, o novo R8 não terá nenhuma versão com motor V6 biturbo. A confirmação foi feita por Bjorn Friedrich, gerente de projeto do Audi R8, em declarações ao pessoal da Car Throttle revelou que um motor V6 não irá surgir durante a geração atual do R8, mantendo-se na linha apenas o motor V10.
Essa notícia gerou surpresa porque em fevereiro de 2016 surgiu na rede um calendário com os lançamentos da marca de Ingolstadt até 2018, ano em que supostamente seria apresentado o novo Audi R8 V6 - ver imagem abaixo.
Nunca houve uma confirmação oficial por parte da Audi, mas esperava-se que a geração atual do Audi R8, apresentada ao mercado no final do mês passado, pudesse contar com o mesmo motor de seis cilindros TFSI de 2.9 litros que encontramos em modelos como o Audi RS5.
Agora, é possível assegurar que o superesportivo da marca dos quatro aros continuará com o motor V10, que ficou ainda mais potente na última geração. “É o melhor motor para esse carro… Vamos continuar com o V10”, concluiu Bjorn Friedrich, que não desmentiu a possibilidade dessa geração voltar a contar com uma versão R8 RWS de tração traseira.
Trata-se de um motor V10 a gasolina de 5.2 litros que na versão normal entrega 570 cv de potência e 550 Nm de torque, e na versão Plus produz 620 cv e 580 Nm. A versão menos potente acelera de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e chega aos 324 km/h. Já o R8 V10 Plus, acelera de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos e chega aos 331 km/h de velocidade máxima.
A chegada ao mercado do novo Audi R8 está marcada para o início do próximo ano, sendo que essa geração do R8 poderá ser mesmo a última como a conhecemos.
O futuro desse superesportivo deverá passar por uma proposta eletrificada inspirada no Audi PB18, um protótipo apresentado durante o Pebble Beach Concours d’Elegance 2018 e que é alimentado por três motores elétricos que produzem o equivalente a 680 cv de potência, embora estejam previstos picos de 775 cv.